twitter

Viana do Castelo acelera projeto de bairro comercial digital para cumprir PRR

Viana do Castelo acelera projeto de bairro comercial digital para cumprir PRR
Fotografia DR

Agência Lusa

Agência noticiosa

Publicado em 18 de novembro de 2025, às 23:41

Aplicação móvel recompensa quem compra no comércio local.

O presidente da Câmara de Viana do Castelo garantiu hoje que o projeto do “Bairro Comercial Digital”, previsto no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), vai estar totalmente implementado até março de 2026.

Luís Nobre respondia aos jornalistas durante a na apresentação da aplicação móvel Viana Pocket – A Cidade no Teu Bolso, que recompensa quem compra no comércio local.

Em setembro, a Direção-Geral das atividades Económicas (DGAE) anunciou que o prazo para a execução dos projetos “Bairros Comerciais Digitais” foi prorrogado até 31 de março de 2026. 

“Este novo prazo aplica-se à apresentação de evidências, por parte dos consórcios promotores, que comprovem a criação do Bairro Comercial Digital nas condições previstas em candidatura. A prorrogação reflete-se também no prazo para encerramento da operação financeira, no que se refere às faturas e a outras despesas associadas à criação do Bairro, que agora tem data-limite de 30 de junho de 2026” referia a DGAE. 

Segundo a autarquia, “a prorrogação da candidatura PRR até 2026 garante o tempo necessário para a conclusão integral das ações previstas, num contexto em que a implementação continua a decorrer a nível nacional”.

O autarca socialista adiantou que a “plataforma comunitária” representa “um novo passo na dinamização do seu comércio de proximidade e na valorização da vida urbana”.

O “Bairro do Coração”, nome atribuído ao projeto, foi desenvolvido pela Câmara de Viana do Castelo e pela Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo (AEDVC).

Luís Nobre afirmou que este projeto “vai escrever uma nova história na dinâmica económica do centro histórico”, colocando “a tecnologia ao serviço do comércio local e dos consumidores”.

“Este é o clique que fará a diferença na dinamização, promoção e valorização do centro histórico. ‘A cidade no teu bolso’ é o mote para uma campanha diferenciadora”, frisou, frisando que a aplicação vai ainda permitir à autarquia recolher “informação sobre o perfil dos consumidores ou visitantes”.

Segundo referiu, a aplicação móvel vai permitir conhecer o movimento pendular na cidade, em cada evento ou atividade. Esses dados são importantes para “despertar a atenção” para o tipo de ações a promover.

Com a aplicação móvel Viana Pocket – A Cidade no Teu Bolso, “cada compra vale Corações, que podem ser trocados por experiências e vantagens exclusivas em estabelecimentos aderentes e equipamentos municipais”. 

A aplicação “é simples, intuitiva, segura, antifraude e está disponível para Android e iOS, pretendendo aproximar clientes e comerciantes através de um conjunto de vantagens exclusivas".

Para poder utilizar este serviço, “o utente deve inscrever-se no 'website'/aplicação mobile. Após esta etapa, terá acesso a uma conta virtual (wallet) que lhe permite verificar o histórico de consumos, converter os corações em cupões de desconto nas lojas aderentes ao Viana Pocket e em serviços municipais, desmaterializar o cartão físico e carregar as faturas efetuadas nas diversas lojas disponíveis no programa, bem como consultar informação útil municipal, como notícias e eventos”.

Para “além do sistema de recompensas, a aplicação representa ainda uma mais-valia para a visibilidade das lojas, funcionando como uma verdadeira montra digital do comércio de Viana do Castelo. Em qualquer lugar e a qualquer hora, qualquer pessoa pode pesquisar, conhecer as lojas e descobrir os produtos e serviços disponíveis”.

O vereador com o pelouro da Inovação Digital, Ricardo Rego, explicou que “dos 136 comércios existentes no centro histórico de Viana do Castelo, 47% já aderiram ao Viana Pocket, num trabalho de adesão que tem sido feito porta a porta”.

Distinguida “como a terceira melhor candidatura nacional entre 125 apresentadas, Viana do Castelo recebeu um investimento global superior a um milhão de euros.

O Bairro do Coração “prepara-se agora para a sua fase mais visível, a instalação da infraestrutura tecnológica, que inclui Wi-Fi e 5G em zonas estratégicas, ‘mupis’ interativos, montras digitais, ‘marketplace’, cacifos inteligentes e uma sala de comando e controlo”.