twitter

Exposição homenageia as feirantes de Barcelos

Fotografia DR

Luísa Teresa Ribeiro

Chefe de Redação

Publicado em 07 de março de 2025, às 16:22

Projeto do Curso Técnico/a de Fotografia assinala Dia da Mulher

O Curso Técnico/a de Fotografia da Escola de Tecnologia e Gestão de Barcelos inaugura amanhã, dia 8 de março, às 10h30, no Posto de Turismo de Barcelos, uma exposição dedicada às feirantes do concelho.


Desenvolvido em parceria com a Divisão de Ação Social e Saúde da Câmara Municipal de Barcelos, este projeto pretende comemorar o Dia Internacional da Mulher, homenageando e valorizando a figura feminina, centrando-se nas vendedoras da feira semanal de Barcelos.
A diretora do Curso Técnico/a de Fotografia, Graça Silva, explica que, «sendo a feira semanal de Barcelos uma das maiores da região Norte e com forte tradição da presença da mulher enquanto figura dinamizadora, empreendedora e vendedora de diversos produtos», esta mostra pretende «dar a conhecer a sua trajetória e as motivações que as levaram a escolher esta profissão».
A docente e destacada fotógrafa conta que, nesse sentido, os professores Bruno Silva, Rui Sousa e os alunos do Curso Técnico/a de Fotografia pensaram em «dar visibilidade, reconhecer e retratar estas mulheres recorrendo à fotografia e ao registo áudio».


O estabelecimento de ensino apresentou a ideia ao Município, que se tornou parceiro do projeto. O desafio foi lançado às três turmas de fotografia da Escola de Tecnologia e Gestão. Dos alunos que se voluntariaram, foram criadas equipas de trabalho para o registo de
fotografias, para as entrevistas e para a recolha do consentimento para o uso da imagem. Os professores ficaram com o trabalho de pós-produção de imagem e áudio.


O registo fotográfico foi realizado na “banca” de cada feirante, de forma a mostrar a profissão e a área de atuação. A captação áudio teve um guião, de forma a registar e dar a conhecer as origens, percurso e algumas histórias insólitas de cada feirante. O resultado deste trabalho,
consiste em 90 fotografias, acompanhadas por testemunhos áudios das respetivas feirantes, refletindo o ambiente sonoro vivido neste espaço.
A sala de exposição foi pensada como uma extensão do espaço feira, tendo sido usados ferros e cordas para colocar as fotografias. A mostra está patente ao público até ao próximo dia 30 de março.