O Tribunal Judicial de Ponte de Lima aplicou hoje prisão preventiva a um homem, de 37 anos, suspeito de abusar sexualmente, em Angola e Ponte de Lima, das duas filhas menores e de engravidar uma delas, disse fonte policial.
Segundo fonte da PJ, o inquérito teve início no dia 08 de setembro, quando a filha mais velha do suspeito, de 14 anos, fez um teste de gravidez, que resultou positivo.
“Nessa altura, acabou por relatar os factos a um familiar próximo, identificando o seu progenitor como o autor, o que motivou a apresentação da queixa policial”, refere um comunicado da PJ.
A PJ recolheu “elementos que comprovam o teor da queixa apresentada, tendo ainda sido possível apurar a existência de mais uma vítima”, outra filha do suspeito, esta de 9 anos.
Os abusos terão começado em Angola, mas, entretanto, o suspeito veio para Ponte de Lima, no distrito de Viana do Castelo, tendo as filhas ficado naquele país.
No final de 2024, as meninas vieram também para Portugal e ficaram ao cuidado do pai, continuando, alegadamente, a ser vítimas de abusos sexuais.
O suspeito fugiu de casa depois de ter tido conhecimento da denúncia e foi detido num bairro social no Porto.
Está indiciado da prática de “múltiplos” crimes de abuso sexual de crianças e de abuso sexual de menores dependentes ou em situação de particular vulnerabilidade.