twitter

Concerto de Ana Bacalhau em Guimarães para apoiar o restauro de capela do século XVI

Fotografia DR

Redação

Publicado em 04 de dezembro de 2024, às 19:33

No próximo dia 14

A cantora Ana Bacalhau vai realizar um concerto no próximo dia 14, em Guimarães, com o objetivo de angariar fundos para a reabilitação da Capela de Nossa Senhora da Conceição.

A atuação da intérprete terá lugar na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, a partir das 21h30, e os bilhetes já se encontram disponíveis.

Segundo recorda a organização, a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição tem levado a cabo diversas iniciativas para viabilizar o projeto de conservação e restauro da Capela de Nossa Senhora da Conceição.

A capela é um património de Interesse Público que remonta ao século XVI.

Importante elemento do património artístico vimaranense, com características de influência barroca, a Capela de Nossa Senhora da Conceição distingue-se também pelo valor do seu interior, onde se destacam o tecto apainelado em talha policromada, o retábulo com a imagem da Imaculada Conceição, os painéis de azulejos, o órgão ibérico, os altares (principal e secundários), o púlpito e a talha dourada. A Capela possui ainda, entre outros elementos, um arco triunfal de volta perfeita, ladeado por altares dedicados a São Francisco e a São Caetano.

Inicialmente, foi promovida uma intervenção estrutural que incluiu a conservação e restauro dos telhados, paredes e pisos, da torre sineira, da sacristia e do anexo com ligação à Capela, tendo-se iniciado posteriormente o restauro dos painéis de azulejos e dos altares (mor e laterais). A considerável fase inicial da obra contou com o apoio da Câmara Municipal de Guimarães, dos paroquianos e vimaranenses (particulares e entidades), dos Nicolinos e da própria Fábrica da Igreja da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição.

Para concluir o processo de recuperação da Capela de Nossa Senhora da Conceição, torna-se ainda necessário conservar e restaurar a tribuna, o órgão ibérico do século XVII e a talha dourada, entre outras intervenções de menor escala, estimando-se que o valor dos trabalhos ainda a realizar ascenda a 200 mil euros.