twitter

UMinho recebe o Encontro de Reitores do Grupo Tordesilhas

Fotografia DR

Redação

Publicado em 26 de outubro de 2024, às 14:23

Rede de 55 universidades para a promoção da colaboração no campo da Ciência de da Tecnologia, reúne na UMinho.

A Universidade do Minho vai acolher, de 27 a 29 de outubro, em Guimarães, o Encontro de Reitores do Grupo Tordesilhas, que reúne 55 instituições de ensino superior do Brasil, Espanha e Portugal. Este ano, o XXIII Encontro de Reitores do Grupo Tordesilhas tem como tema os “Desafios das Universidades em tempos de transição”.

O evento arranca este domingo, dia 27 de outubro, com uma visita ao Paço dos Duques de Bragança, ao Castelo e ao centro histórico de Guimarães, encerrando o dia com uma receção oficial na Câmara Municipal de Guimarães.

Os trabalhos iniciam na segunda-feira, dia 28, com uma sessão de abertura e três sessões temáticas: “A Universidade no campo cultural: novas realidades, novos papéis”, “A Universidade e os desafios ambientais: respostas da educação superior e da investigação” e “A Universidade e a transição digital: políticas e práticas institucionais”. Neste dia, vão ter ainda lugar reuniões paralelas e um jantar oficial.

Na terça-feira, dia 29, realiza-se a apresentação dos Colégios Doutorais de Tordesilhas, seguida da Assembleia Geral desta rede universitária, antes do encerramento oficial do evento.

O reitor da Universidade do Minho, Rui Vieira de Castro, o reitor da Universidade de Valladolid, Antonio Largo Cabrerizo, a vice-reitora da Universidade de Lisboa, Cecília Rodrigues, e o reitor da UNIRIO, José da Costa Filho, são alguns dos principais intervenientes no encontro, que vai contar com a participação de um vasto leque de especialistas nacionais e internacionais.

O Grupo Tordesilhas nasceu em 2000, aquando da primeira reunião de reitores em Tordesilhas, Espanha, evocando o antigo tratado ibérico aí assinado e os 500 anos do achamento do Brasil. Esta rede junta atualmente 24 universidades brasileiras, 21 espanholas e 10 portuguesas, que se propõem promover a colaboração mútua nos domínios da educação, particularmente da educação doutoral, da ciência e da tecnologia.