twitter

Macieira de Rates inaugurou Casa Mortuária e requalificação do adro da Igreja

Fotografia DR

Redação

Publicado em 14 de outubro de 2024, às 14:25

Estes trabalhos implicaram um financiamento de 190 mil euros.

A freguesia de Macieira de Rates viu este domingo, 13 de outubro, ser inauguradas a Casa Mortuária - “Casa da Paz” - e as obras de requalificação do adro da Igreja. Estes trabalhos implicaram um financiamento de 190 mil euros.

A cerimónia de inauguração, que juntou a população local, contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Mário Constantino Lopes, do presidente, José Padrão, e restantes membros da Assembleia e da Junta de freguesia, do Arcebispo Primaz de Braga, D. José Cordeiro, que procedeu à bênção da Casa Mortuária, e do pároco da freguesia, Manuel Graça.

Após a bênção e o descerramento das placas alusivas ao ato, Mário Constantino Lopes, mostrou o seu contentamento por ver que “a sociedade, neste caso, a freguesia de Macieira de Rates, mostra respeito pelos seus entes queridos”, fazendo uma obra que “dignifica a freguesia”. O autarca sublinhou que “uma sociedade que não sabe tratar dos seus entes queridos é uma sociedade que não se respeita, pelo que é muito importante ter equipamentos com dignidade. Esta “Casa da Paz”, com uma tripla valência, é um excelente exemplo de bom investimento no desenvolvimento não só de Macieira, mas do nosso Concelho”. Mário Constantino Lopes terminou, vincando que “estes bons resultados só são alcançáveis quando se juntam vontade e boa colaboração entre o Município, a Junta de Freguesia e a Paróquia”. 

Antes, o presidente da Junta de Macieira de Rates, José Padrão, mostrou a sua satisfação de dever cumprido, afirmando que “a requalificação do adro, que teve a ver com o abate das árvores, foi uma decisão difícil, mas que conseguimos levar a bom porto". "Agradeço a todos os que colaboraram connosco para tornar o adro num espaço seguro e mais aprazível”, acrescentou. 

No que diz respeito à “Casa da Paz”, José Padrão agradeceu o empenho de todos, especialmente da Câmara Municipal, corroborando as palavras do Presidente: “a construção deste edifício era um desejo e, hoje, com muito trabalho, cooperação e colaboração entre a Junta de Freguesia e o Município, está concluído”.

Já D. José Cordeiro e o padre Manuel Graça mostraram-se orgulhosos pela concretização das obras que permitem à freguesia de Macieira de Rates “instalações com a dignidade que tão nobre tarefa exige, porque cuidar dos mortos é cuidar da vida”.