twitter

Vila Nova de Cerveira com investimento de 1,5 ME para ampliar rede de saneamento

Vila Nova de Cerveira com investimento de 1,5 ME para ampliar rede de saneamento
Fotografia DR

Redação/Lusa

Publicado em 06 de novembro de 2025, às 14:24

Nas freguesias de Cornes e de Reboreda.

A rede de saneamento de Vila Nova de Cerveira vai ser ampliada nas freguesias de Cornes, Reboreda e Sapardos, num investimento de 1,5 milhões, beneficiando cerca de 229 habitantes e 142 alojamentos.

Em comunicado, aquele município explica que vai “ampliar o serviço público de saneamento de águas residuais nas freguesias de Cornes e de Reboreda, atualmente integradas na área de influência do Sistema de Águas Residuais (SAR) de Campos, mas com arruamentos ainda não servidos”.

Por outro lado, a Câmara de Vila Nova de Cerveira vai implementar o futuro Sistema de Águas Residuais (SAR) de Sapardos.

“O objetivo passa por promover a eficiência das infraestruturas existentes e o aumento da taxa de adesão ao serviço”, justifica.

A autarquia explica que as obras abrangem a construção de 9,4 quilómetros de rede gravítica de saneamento de águas residuais, 1,5 quilómetros de rede elevatória, quatro estações elevatórias de águas residuais, uma estação de tratamento de águas residuais (ETAR) e 142 ramais domiciliários.

“A empreitada de Sapardos já se encontra contratada, prevendo-se o início dos trabalhos até ao final de 2025, enquanto as restantes estão em procedimento de contratação pública, tendo de ser executadas até março de 2027”, acrescenta.

A Câmara observa que, “ao garantir o tratamento adequado das águas residuais e reduzir a poluição difusa, o investimento de transição ecológica assegura a preservação dos ecossistemas locais, a proteção dos cursos de água e o cumprimento das metas ambientais e climáticas definidas a nível europeu”.

O investimento total nas empreitadas é de 1,5 milhões de euros, cofinanciados em 85% pelo Programa Operacional Regional do NORTE 2030.