twitter

Bandeira Azul vai ser hasteada em 25 praias do Minho

Fotografia DR

Jorge Oliveira

Jornalista

Publicado em 30 de abril de 2024, às 12:10

Segundo anunciou hoje a organização

A região do Minho conta este ano com 25 praias (marítimas e fluviais) com Bandeira Azul, mais uma que no ano passado, distribuídas pelos municípios de Braga, Caminha, Esposende, Fafe, Viana do Castelo e Vila Verde.  

A lista de todas as praias, marinas e embarcações ecoturísticas galardoadas com este símbolo de qualidade foi divulgada hoje pela Associação Bandeira Azul Europa, no Aquário Vasco da Gama, em Oeiras.

A praia de Amorosa Sul, no concelho de Viana do Castelo, entrou na lista, elevando para 25 o número de praias minhotas (19 marítimas e 6 fluviais) que ostentarão a bandeira na época balnear deste ano.

Viana do Castelo volta a ser o concelho minhoto com mais praias galardoadas (11), seguindo-se Caminha (5), Esposende (4),  Braga (3), Fafe (1) e Vila Verde (1).

No litoral de Viana, os veraneantes e banhistas vão ver hasteada a Bandeira Azul nas praias de Afife, Amorosa Norte, Amorosa Sul, Arda (Mariana), Cabedelo, Carreço, Castelo de Neiva, Ínsua (Afife), Luziamar, Praia Norte e Paço.

Em Caminha, este símbolo volta a estar hasteado nas praias do Forte do Cão, Vila Praia de Âncora, Moledo, Caminha e na de Azenhas – Vilar de Mouros, que é fluvial. 

Esposende volta a ver distinguidas as praias da Apúlia, Fão-Ofir, Suave Mar e Marinhas-Cepães. 

Em Braga, a bandeira mantém-se nas praias fluviais de Adaúfe, Ponte do Bico e Merelim S. Paio (conquistou a Bandeira Azul o ano passado).

Fafe volta a hastear a Bandeira Azul na Albufeira da Queimadela e Vila Verde na praia fluvial do Faial, na vila de Prado.

Na faixa litoral da Póvoa de Varzim e Vila do Conde, que também é muito procurada por veraneantes e banhistas minhotos, a Bandeira Azul estará erguida em 14 praias: Estela-Barranha, Fragosa, Lagoa, Paimó, Quião, Zona Urbana Norte, Zona Urbana Sul I e Zona Urbana Sul II, na Póvoa de Varzim, e Árvore, Frente Urbana Norte, Frente Urbana Sul, Labruge, Mindelo e Vila Chã, em Vila do Conde.

Portugal conta este ano com um total de 440 praias, marinas e embarcações com Bandeira Azul, mais oito que em 2023, tornando-se o país do mundo com maior número de praias fluviais galardoadas, disse ontem o presidente da Associação Bandeira Azul Europa.

José Archer, que falava no Aquário Vasco da Gama, adiantou que a Bandeira Azul vai ser hasteada na época balnear deste ano em 398 praias, distribuídas por 103 municípios.

O Norte é o que conta com mais praias maritímas e fluviais distinguidas - um total de 89, mais duas do que no ano passado -, seguindo-se o Algarve (86, mais uma), o Tejo (75, menos uma), o Centro (48, mais uma), Açores (45, mais uma), Alentejo (38, menos uma) e Madeira (17, mais uma).

A época balnear decorre de amanhã, dia 1 de maio, até 30 de outubro.

A Bandeira Azul é atribuída anualmente pela Fundação para a Educação Ambiental (FEE) a praias (marítimas e fluviais) e marinas que obedeçam a um conjunto de critérios como a qualidade ambiental, segurança, bem-estar, infra-estruturas de apoio, informação e sensibilização ambiental dos utentes.