Assim, entre os dias 31 de agosto e 3 de setembro, participará na AgroSemana - Feira Agrícola do Norte, que se realiza na Póvoa de varzim. Atualmente uma referência nos eventos do setor agrícola nacional, a AgroSemana surgiu em 2013 como um evento técnico e profissional dirigido exclusivamente às Cooperativas Associadas e aos Produtores de Leite AGROS. Em 2014, abriu pela primeira vez as portas do Espaço AGROS ao público geral, com o objetivo de impulsionar, afirmar e valorizar o setor agropecuário. Desde então, a Feira cresceu exponencialmente, afirmando-se como um evento de referência no setor agrícola.
Mais tarde, de 6 a 10 de setembro, o Municipio de Esposende, como membro do Eixo Atlântico, estará presente na Expocidades - Mostra Turística das cidades do Eixo Atlântico, a ter lugar no Parque Urbano da cidade de Ermesinde, concelho de Valongo. Este certame surgiu como uma microfeira de turismo no seio da I Capital Cultural do Eixo Atlântico na cidade de Vila Nova de Gaia. Originalmente incluído na então área da Cultura, este evento passa a fazer parte de uma estratégia que utiliza o Turismo como meio de promoção de destinos de proximidade. É promovido e organizado pelo Eixo Atlântico e pelo município sede que, de preferência, alterna de edição em edição entre municípios portugueses e galegos. A sétima edição da Expocidades decorrerá em simultâneo com a Expoval, organizada pelo Município de Valongo.
A participação de Esposende nestes dois eventos afigura-se como uma oportunidade para promover os produtos turísticos ligados à natureza, náutica, enogastronomia e ao Caminho Português da Costa para Santiago de Compostela. A mascote “Pedrinhas” promete, de resto, animar ambos os certames, através da sua dinâmica participação.
Estas ações integram o Plano de Ação para a Sustentabilidade, Crescimento e Competitividade do Turismo em Esposende: 2023_2027, visando também o cumprimento das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.