twitter

Esposende assinala Dia Nacional da Gastronomia

Esposende assinala Dia Nacional da Gastronomia
Fotografia DR

Redação

Publicado em 25 de maio de 2023, às 14:51

O Município de Esposende vai assinalar o Dia Nacional da Gastronomia que se comemora a 28 de maio, numa ação que decorrerá pelas 11h00, na Frente Ribeirinha de Esposende.

Da programação do Dia Nacional da Gastronomia consta um momento gastronómico com a confeção de Sopa de Peixe, Pataniscas de Bacalhau e Pataniscas de Legumes, da responsabilidade da “Vovó Zuzu”, pratos harmonizados com a cerveja artesanal Coice, um dos parceiros do programa ESlocal, proporcionando um fantástico momento “Snack Mar”. Trata-se de uma atividade gratuita e aberta ao público em geral.

Zulmira Ferreira da Silva Barbosa é uma esposendense de Vila Chã, conhecida nas redes sociais como “Vovó Zuzu”. Apaixonada pela cozinha tradicional portuguesa, tem granjeado por todo o mundo uma legião de fiéis seguidores que acompanham as suas receitas, mas, sobretudo, rendidas à sua espontaneidade, genuinidade e à alegria que transmite na confeção das mesmas, através dos canais de comunicação digital. Este fenómeno das redes sociais surgiu em pleno período pandémico e tem crescido até aos dias de hoje. Ainda recentemente, a “Vovó Zuzu” participou na rúbrica “Receitas a Olho”, do evento “Março com Sabores do Mar”.

A celebração do Dia Nacional da Gastronomia ocorre, anualmente, no último domingo de maio e foi instituída em 2015 pela Assembleia da República Portuguesa, tendo em vista o reconhecimento da importância da preservação e da valorização do Património Gastronómico Português.

Esta iniciativa enquadra-se num amplo conjunto de ações de promoção do Município, com vista ao reforço da sua atratividade, dando continuidade à campanha de divulgação de Esposende como território de excelente gastronomia de mar.

Neste contexto, decorre, ao longo do próximo mês de junho, a quarta edição da iniciativa “Festas Juninas”, com trinta e seis restaurantes do concelho a servir variadas sugestões gastronómicas, confecionadas com peixes de época, onde

a sardinha é rainha. Os restaurantes aderentes podem ser consultados em: https://www.visitesposende.com.

A presente iniciativa insere-se no Plano de Ação para a Sustentabilidade, Crescimento e Competitividade do Turismo em Esposende: 2023_2027 e, deste modo, o Município contribui para a concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.