twitter

Vigo mostra potencial turístico e gastronómico

Fotografia DR

Redação

Publicado em 04 de novembro de 2025, às 20:55

“Congresso Gastro Movida” leva profissionais à descoberta do território.

Mostrar ao mundo o potencial turístico e gastronómico de Vigo e das localidades circundantes é o objetivo da 4.ª edição do Congresso Gastro Movida, que decorre amanhã e quinta-feira, dias 5 e 6 de novembro, na Galiza.

Promovido pela Diesemm, o evento estreia o formato itinerante, que vai levar mais de 30 representantes de operadores turísticos, agências de viagem, comunicação social e influenciadores de Espanha e Portugal a percorrerem os locais mais emblemáticos de Vigo, Baiona e Cambados, incluindo o Caminho de Santiago.

Na apresentação do congresso, o CEO da Diesemm e organizador do evento, David Suárez, afirmou que esta iniciativa «tornou-se num projeto focado na identidade e no território», sendo «uma oportunidade para promover a marca Vigo e proporcionar uma plataforma para gerar atividade económica nesta área de influência».

«Os hotéis, os restaurantes, os produtores e a cadeia de abastecimento alimentar funcionam muito bem, e é isso que queremos mostrar, juntamente com as maravilhas únicas da nossa região, das nossas cidades, da nossa cultura, do Caminho de Santiago pela Costa e das Ilhas Cíes», adiantou.

Por seu turno, a delegada da Junta da Galiza em Vigo, Ana Ortiz, salientou que Vigo «tem o produto e o talento», elementos necessários para tornar a região numa «referência» para os profissionais do setor, sendo que esta realização é «a alavanca perfeita para divulgar conteúdos valiosos» do setor da gastronomia.

A vice-presidente da Câmara de Pontevedra, Luisa Sánchez, elogiou «um evento que, em apenas três anos, já se tornou numa parte essencial do calendário de congressos de Vigo e que tem um grande futuro pela frente». Acrescentou que a cidade tem «o melhor produto que existe e os chefs mais talentosos».

A cerimónia de abertura decorre dia 5 de novembro, esta quarta-feira de manhã, no Real Club Náutico de Vigo, com duas mesas-redondas centradas nas potencialidades do turismo gastronómico, do Caminho de Santiago e de Vigo.

Para além de visitas guiadas com foco nas experiências locais, o programa do congresso inclui, durante os dois dias, degustações, demonstrações culinárias e oficinas temáticas; visitas à Adega Martín Códax, ao Castelo de Monterreal, aos faróis Grande e Pequeno de Baiona; e um troço do Caminho de Santiago pela Costa.