A Fundação Marta Ortega Pérez (Fundação MOP) inaugura, a 22 de novembro, na Corunha, Galiza, a exposição “Wonderland”, uma retrospetiva dedicada à obra da aclamada fotógrafa Annie Leibovitz, anunciou a organização.
A primeira grande exposição centrada no trabalho de Annie Leibovitz em Espanha vai estar patente ao público no Centro MOP, no Muelle de Batería, localizado na zona portuária da cidade galega, até 1 de maio de 2026.
A presidente da Fundação MOP, Marta Ortega Pérez, revela estar «particularmente entusiasmada» por Annie Leibovitz ser a primeira mulher a apresentar o seu trabalho no programa de exposições de fotografia de referência internacional que está a desenvolver na Corunha.
«Ao longo da sua carreira, foi uma extraordinária defensora das mulheres de todas as idades – em especial dos retratos de mulheres mais velhas, de uma grandeza e beleza sem paralelo», afirma, destacando que «Annie tem uma capacidade mágica de captar a aura das pessoas que fotografa. O seu génio está em encontrar, de forma consistente, os momentos e as verdades que mais ninguém vê».
A mostra percorre as primeiras décadas da sua carreira, quando construiu uma reputação sólida com retratos intimistas de músicos como Bob Dylan, Grace Slick, John Lennon, Mick Jagger e Keith Richards para a revista Rolling Stone.
A exposição acompanha, depois, o seu percurso pelo mundo da arte, cinema, música, desporto e política, culminando numa extensa retrospetiva da sua fotografia de moda – grande parte inédita em exposições públicas – que constitui o coração desta mostra.
Dividida em quatro núcleos distintos, a mostra é complementada por u, filme e uma publicação de tributo, que reúne entrevistas com colaboradores próximos da fotógrafa ao longo da sua carreira.
Desde a sua primeira exposição, em dezembro de 2021, dedicada a Peter Lindbergh, a Fundação MOP apresentou em Espanha grandes nomes da fotografia como Steven Meisel, Helmut Newton, Irving Penn e, mais recentemente, David Bailey.