A missão Polaris Dawn, que descolou na terça-feira da Florida, nos Estados Unidos, a bordo de uma cápsula Dragon da SpaceX, vai tentar realizar na quinta-feira a primeira caminhada espacial privada. Os diretores da missão anunciaram na terça-feira que a missão prevê realizar a caminhada às 2h23 de quinta-feira (7h23 de quinta-feira em Lisboa), e que caso não seja possível, vão tentar realizar o passeio na sexta-feira à mesma hora, noticiou a agência Efe.
A caminhada, que terá lugar a 700 quilómetros da Terra, é talvez o maior objetivo desta missão que descolou na terça-feira movida por um foguetão Falcon 9 do Centro Espacial Kennedy, no centro da Florida, às 5h23 (10h23 em Lisboa). A nave da empresa de Elon Musk é comandada pelo bilionário Jared Isaacman, acompanhado pelo ex-piloto da Força Aérea dos EUA Scott Poteet, e pelas engenheiras da SpaceX Sarah Gillis e Anna Menon, que vão desempenhar as funções de especialista e oficial médica de voo, respetivamente.
Os quatro astronautas vão permanecer em órbita durante cinco dias e testarão novos fatos espaciais que permitirão uma maior mobilidade. A caminhada, que dura cerca de duas horas e pretende decorrer no terceiro dia da missão, será realizada por Isaacman e Gillis, que serão auxiliados por cabos de 3,5 metros de comprimento.
A operação será transmitida em direto com várias câmaras dispostas dentro e fora da cápsula. Os fatos, que serão pressurizados e contarão com câmaras, serão utilizados pelos quatro tripulantes porque a Dragon não possui câmaras de descompressão e, por isso, toda a cápsula terá de ser despressurizada antes de abrir a escotilha para a marcha.
A Dragon foi colocada na terça-feira numa órbita a mais de 1.200 quilómetros da Terra, um passo anterior a outro marco planeado durante esta missão, de atingir uma altitude máxima de cerca de 1.400 quilómetros. Quando os quatro astronautas atingirem esta distância, Menon e Gillis tornar-se-ão as mulheres que viajaram mais longe da Terra na história, depois da astronauta da NASA Kathryn Sullivan, que viajou até cerca de 620 quilómetros a bordo de um vaivém espacial. A missão, que terminará no sexto dia com um desembarque na costa da Florida, é uma das três que Isaacman, fundador da empresa de pagamentos ‘online’ Shift4, comprou à SpaceX em 2022 para o seu Programa Polaris, por um valor não revelado.
Em 2021, o empresário comandou a histórica missão Inspiration4, a primeira missão totalmente comercial a orbitar o planeta.