Considerado pela ONU o país mais feliz do mundo há seis anos consecutivos, a Finlândia quer ensinar o “segredo da felicidade”, e está mesmo a levar pessoas para conhecerem isto de perto, e sem precisar pagar nada.
A Visit Finland e a Helsinki Partners, duas entidades que promovem o turismo, vão dar uma espécie de masterclass da felicidade entre os dias 9 e 14 de junho, com um vasto programa.
“Aninhada ao longo das pitorescas margens do Mar Báltico, Helsínquia é uma metrópole movimentada, repleta de energia e criatividade, onde a simplicidade reina suprema e a alegria é encontrada nos momentos do quotidiano. Aqui, o ritmo de vida está em sintonia com o fluxo suave das estações, cada uma oferecendo sua paleta única de cores e experiências”, explica a descrição do evento.
O programa é baseado em quatro premissas. A primeira contempla saúde e balanço, a segunda uma boa alimentação e o bem-estar, a terceira é o design no cotidiano, e finalmente a natureza e o ‘lifestyle’.
Os "formadores" são os Helsinki Happiness Hackers. Uma ex-nadadora e jornalista desportiva de 70 anos que anda de skate pela capital finlandesa, uma bióloga, que também é autora e ativista, além de um empresário da restauração com foco na sustentabilidade.
Durante os cinco dias de masterclass, os sortudos que forem escolhidos para ganhar a viagem vão poder praticar natação selvagem, caminhadas pela floresta, experiências gastronómicas e outras atividades.
As candidaturas em dois passos, um através de redes sociais, e outra para preencher um formulário, podem ser submetidas até 4 de abril.