twitter

Luís Pinto espera que Vitória mantenha postura “positiva e corajosa” em Alverca

Fotografia VSC

Agência Lusa

Agência noticiosa

Publicado em 27 de setembro de 2025, às 15:50

I Liga.

O treinador Luís Pinto afirmou hoje que o Vitória de Guimarães deve manter a postura “positiva e corajosa” dos jogos mais recentes na visita ao reduto do Alverca, referente à sétima jornada da I Liga portuguesa de futebol.

Com dois empates caseiros, perante Arouca e Sporting de Braga (1-1, em ambos), e um triunfo em casa do Estrela da Amadora (2-0) nas três rondas anteriores, a equipa vimaranense quer prolongar a série invencível, perante a equipa ribatejana, no domingo, a partir das 15:30.

“O Vitória, acima de tudo, quer dar passos sólidos no crescimento, sempre com o objetivo de vencer e de perceber aquilo que tem conseguido conquistar na forma de estar em campo. Temos estado de forma positiva e corajosa em campo”, referiu, na conferência de imprensa de antevisão ao desafio.

O técnico, de 36 anos, vincou ainda que os seus 'pupilos' se conhecem cada vez melhor, mostrando-se capazes de “jogarem uns pelos outros” e de “ajudarem o colega do lado”, registo que, no seu entender, aproxima os vimaranenses dos triunfos.

O ‘timoneiro’ acrescentou que os minhotos têm de saber contrariar um adversário com 32 reforços para a presente época, que “nada tem a ver” com a formação que defrontou em 2024/25, na II Liga, então ao comando do Tondela, e que já ‘encarna’ a identidade do treinador contratado para a temporada em curso, Custódio Castro.

“Esperamos uma equipa com qualidade ofensiva nos momentos com bola, com muita gente atrás da linha da bola no momento defensivo. É o que estamos à espera do Alverca. Temos de ter a capacidade de contrariar as melhores características que tem”, descreveu.

Ausente do banco de suplentes no domingo, fruto da expulsão no ‘clássico’ minhoto da ronda anterior, Luís Pinto defendeu que quanto melhor a preparação de um jogo menos necessária será a intervenção de um treinador durante os 90 minutos e assumiu confiar na restante equipa técnica, a nível humano e profissional.

O treinador mostrou-se ainda triste pela lesão muscular na coxa direita contraída por Gustavo Silva frente ao Sporting de Braga, que vai sujeitar o atacante brasileiro a uma cirurgia e afastá-lo da competição por quatro meses, mas lembrou que essa ausência “significa a oportunidade” para jovens jogadores “que queiram dar o seu contributo”.

Questionado ainda sobre as declarações do presidente vitoriano, António Miguel Cardoso, na segunda-feira, a ressalvar a maior “fome competitiva” e “menor vaidade” do plantel, após as transferências operadas no ‘mercado' de verão, Luís Pinto vincou que o grupo a seu cargo “quer muito conquistar coisas para o clube”, tendo “a responsabilidade de ter sempre ‘fome' competitiva”.

O Vitória de Guimarães, oitavo classificado, com oito pontos, visita o Alverca, 14.º, com quatro, no domingo, às 15:30, no Estádio do Futebol Clube de Alverca, no concelho de Vila Franca de Xira, com arbitragem de Bruno Costa, da associação de Viana do Castelo.