twitter

Técnico do Moreirense quer “melhorar processo ofensivo” na receção ao Casa Pia

Técnico do Moreirense quer “melhorar processo ofensivo” na receção ao Casa Pia
Fotografia DR

Agência Lusa

Agência noticiosa

Publicado em 26 de setembro de 2025, às 19:39

Equipa de Moreira de Cónegos joga amanhã, às 15h30

O treinador Vasco Botelho da Costa afirmou hoje que o Moreirense deve “melhorar no processo ofensivo”, prosseguindo a evolução nesse aspeto, para vencer na receção ao Casa Pia, na sétima jornada da I Liga portuguesa de futebol, sábado.

Agradado pelo facto de a equipa de Moreira de Cónegos não se “ter afastado da identidade” na derrota perante o Sporting (3-0), no encerramento da sexta ronda, na segunda-feira, em Lisboa, o técnico vincou que os minhotos não “gostam de perder e de empatar” e reconheceu que é preciso melhorar no ataque para derrotar um oponente com características diferentes dos ‘leões’.

“O Sporting tem pouco a ver com o Casa Pia. Poderá ser um jogo mais semelhante ao do Rio Ave [triunfo ‘cónego’ por 3-1]. Queremos ter diferentes ferramentas para contornar diferentes problemas. Se possível, queremos melhorar no processo ofensivo. Considero que estamos com cada vez mais capacidade na nossa construção. Precisamos de melhorar a aproximação à baliza adversária”, disse, na antevisão.

O ‘timoneiro’ da equipa do concelho de Guimarães, quinta classificada da tabela, com 12 pontos, perspetivou “um jogo difícil”, contra um adversário que conquistou seis dos sete pontos ‘fora de portas’ e que se mostra “experiente em todos os momentos”.

“É uma equipa com maturidade, fisicamente muito imponente. É das mais imponentes do campeonato. Cada lançamento lateral, cada pontapé de baliza, cada esquema tático pode ter um papel preponderante. É uma equipa compacta e agressiva, que sofre poucos golos. Chega com velocidade à baliza e pode apanhar as equipas em ‘contrapé’”, descreveu.

Sexto conjunto mais concretizador do campeonato, com oito golos, e nono menos batido, com sete, o Moreirense regressa ao Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas, onde soma três vitórias em três encontros, circunstância que agrada a Vasco Botelho da Costa, embora o treinador ambicione “uma equipa competitiva e capaz de ganhar qualquer jogo, fora e em casa”.

O técnico comentou ainda as mudanças na equipa titular apresentada perante o Sporting, face às entradas do guarda-redes André Ferreira e do defesa central Gilberto Batista, tendo esclarecido que os ‘onzes’ são escolhidos em função das características individuais e do trabalho semanal dos jogadores, bem como do adversário.

“Convém conhecermos a nossa equipa, mas também saber o que nos espera o adversário. Isso também faz os jogadores sentirem que são parte de solução. É mais fácil olhar para os que jogam mais e são protagonistas, mas, durante a semana, os outros dão o melhor para serem opção. A época é longa, há picos de forma e há que olhar para as características dos jogadores”, explicou.

O Moreirense, quinto classificado, com 12 pontos, recebe o Casa Pia, 11.º, com sete, em partida da sétima jornada da I Liga portuguesa, marcada para sábado, às 15:30, no Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas, na vila de Moreira de Cónegos, no concelho de Guimarães, com arbitragem de José Bessa, da associação do Porto.