twitter

Bosch e UMinho apresentam projetos de mobilidade do futuro

Fotografia DR

Redação

Publicado em 28 de novembro de 2025, às 17:57

“Driving The Future” marca o encerramento dos dois projetos de I&D em parceria da Bosch e Universidade de Minho.

A Bosch e a Universidade do Minho (UMinho) apresentaram em Braga, esta quinta-feira, dia 27 de novembro, os resultados de dois projetos de inovação desenvolvidos nos domínios da mobilidade do futuro e transformação digital da indústria. A apresentação decorreu durante o evento “Driving the Future – Beyond Innovation”, que assinalou o encerramento dos projetos ‘nExt sense” e “Connect Manufacturing”, onde foram demonstradas as tecnologias desenvolvidas no âmbito desta parceria, além das sinergias criadas entre a Bosch e a UMinho que contribuem para a criação de conhecimento tecnológico avançado e para elevar a competitividade de Portugal no panorama global.

«As parcerias entre a Bosch e a Universidade do Minho são fundamentais para transformar conhecimento científico em inovação aplicada. Trabalhar lado a lado com a academia permite-nos acelerar o desenvolvimento tecnológico, formar talento altamente qualificado e reforçar a competitividade da indústria nacional. Destes projetos que apresentamos hoje os resultados concretos, resultam soluções tecnológicas inovadoras que estão a redefinir o futuro da mobilidade e também da indústria», afirma Carlos Jardim, administrador técnico da Bosch em Braga.

Do projeto de inovação “nExt Sense” resultam soluções que vão contribuir para uma maior segurança dos veículos conectados, tendo como objetivo desenvolver uma nova geração de sistemas sensores automóveis, através da investigação de novos conceitos e soluções para o desenvolvimento de produtos de qualidade superior na área da condução autónoma.

O programa “Connected Manufacturing” está assente em cinco grandes áreas temáticas: 5G Connectivity; Quality Control; Tools and processes for manufacturing; Adaptive Intelligente Enterprise; e Logistics