twitter

Generosidade permite plantar mais 200 árvores no Bom Jesus

Generosidade permite plantar mais 200 árvores no Bom Jesus
Fotografia Avelino Lima

Rita Cunha

Jornalista

Publicado em 28 de novembro de 2025, às 16:01

Árvores foram oferecidas pela empresa Fujitsu

A mata do Bom Jesus do Monte viu hoje serem plantadas mais 200 árvores pelas mãos de 60 crianças e de colaboradores da Fujitsu. A ação surgiu na sequência de um protocolo estabelecido entre os Bombeiros Voluntários de Braga e aquela empresa com o objetivo de envolver alunos do 1.º ciclo em torno da temática da proteção ambiental e sustentabilidade, seja através de plantações como a de ontem como de sessões educativas.


À margem da iniciativa, o capitão António Ferreira, presidente da direção dos Bombeiros Voluntários de Braga, destacou a importância destas ações junto da comunidade infantil, alertando-a para a necessidade de cuidarem do meio ambiente, das florestas e dos rios. «Já fizemos um dia no quartel que valeu a pena e vamos continuar», disse, agradecendo a todos os envolvidos.
Da parte da Confraria do Bom Jesus do Monte, o cónego Mário Martins referiu que, apesar de ser uma entidade privada, a Confraria  está «totalmente aberta à comunidade» e destacou a importância da comunidade envolvente nesta ação de florestação e proteção de um património tão importante e classificado pela UNESCO. «Esta é uma missão de todos e o futuro de todos nós está em causa. Estamos hoje a ter a intervenção direta com estas 200 árvores, mas o projeto vai além disso», disse.


O cónego fez ainda questão de lembrar o que tanto o Papa Francisco como o atual, Leão XIV, têm defendido acerca do tema da sustentabilidade e da ecologia integral. «Queremos que esta mata seja presente e futuro para o Bom Jesus e para aqueles que nos visitam e estamos abertos a estas iniciativas para que este espaço e todos os outros que estão a ser intervencionados continuem com o Laudato Si [encíclica do Papa Francisco publicada em maio de 2015. Ela trata do cuidado com o meio ambiente e com todas as pessoas», sustentou.


O vice-presidente da Câmara Municipal de Braga também marcou presença na ação tendo enaltecido a doação de árvores pela parte da Fujitsu, um gesto que «vai ao encontro da estratégia de plantar mais árvores». «Já nos começam a faltar lugares para plantar», referiu.