twitter

Braga apostada em consolidar Estratégia Digital Nacional

Fotografia DR

Redação

Publicado em 24 de novembro de 2025, às 18:25

João Rodrigues reuniu com Secretário de Estado para a Digitalização

O presidente da Câmara Municipal de Braga, João Rodrigues, reuniu com o Secretário de Estado para a Digitalização, Bernardo Correia, numa sessão de trabalho dedicada ao reforço da Estratégia Digital Nacional e à preparação da futura Agenda Nacional de Inteligência Artificial. O encontro decorreu na Startup Braga, logo após a visita do governante ao Laboratório Internacional Ibérico de Nanotecnologia (INL) e à incubadora tecnológica do município.


Durante o encontro, o autarca sublinhou a estratégia de Braga para o setor tecnológico e apresentou ao Governo projetos estruturantes, entre os quais o Bio-MedTech Hub, futura infraestrutura municipal orientada para a valorização e transferência tecnológica nas Ciências da Vida e da Saúde. João Rodrigues destacou a importância de aproximar startups, centros de investigação e empresas, reforçando a posição de Braga como território de inovação.
«O Bio-MedTech Hub é uma infraestrutura estratégica para Braga e para o país. Esta visita foi também uma oportunidade para mostrar ao Governo o potencial da cidade e na região, onde o setor tecnológico está na vanguarda de projetos altamente inovadores», referiu o edil.


A deslocação do Secretário de Estado teve como objetivo auscultar de perto os desafios do ecossistema e recolher contributos para o novo ciclo político na área da digitalização, especialmente no que toca à simplificação administrativa, às zonas livres tecnológicas e às condições para estimular inovação e competitividade. Bernardo Correia reconheceu os desafios enfrentados pelas empresas e reforçou o compromisso do Governo em criar mecanismos mais ágeis, como a Carteira Digital da Empresa, a nova Plataforma de Licenciamento ou o Regime de Escalabilidade da Regulação.


Luís Rodrigues, diretor da Startup Braga, lembrou que este novo ciclo político «abre oportunidades para reforçar a proposta de valor de Braga enquanto plataforma privilegiada para criar e escalar empresas tecnológicas de base científica».