twitter

Solidariedade permite estabilizar reservas de sangue mas dádivas não podem parar

Solidariedade permite estabilizar reservas de sangue mas dádivas não podem parar
Fotografia André Arantes

Rita Cunha

Jornalista

Publicado em 24 de novembro de 2025, às 18:29

Depois de um apelo feito no início do mês, o stock de sangue do Banco de Sangue do Hospital de Braga está estabilizado. São precisas, por ano, cerca de sete mil unidades.

A solidariedade manifestada pelos bracarenses nas últimas semanas permitiu reforçar o stock de sangue na ULS de Braga, que neste momento se encontra estabilizada, segundo deu nota diretora do Serviço de Imunohemoterapia, Ana Paula Barbosa.
A responsável, que falava esta tarde à margem de uma dádiva de sangue que juntou 27  militares do Regimento de Cavalaria N.º 6 (RC6), vincou que, depois de feito o apelo, a resposta foi dada. 

«Houve um mês de outubro com menos dádivas, mas rapidamente foram repostos os níveis e neste momento estamos com os nossos stocks normais», explicou, salientando a importância de sensibilizar a comunidade para esta causa, em particular os jovens, que são «os que têm melhores condições para o fazerem».


Segundo Ana Paula Barbosa, quando é necessário, a população une-se em torno destas causas. «As pessoas são sempre muito solidárias e mostram-se disponíveis no momento em que é feito o apelo», disse, salientando a importância da fidelização, já que muitos dos que doam pela primeira vez acabam por se tornar dadores habituais.


Do lado do RC6, o tenente Manuel Pereira enalteceu estas ações. «O Exército e as Forças Armadas fazem parte da sociedade e o RC6, como uma área local da unidade do Exército que integra, é importante pertencer a essa sociedade. Como estamos num período de prontidão, é importante darmos o nosso contributo porque nunca sabemos quando podemos precisar», referiu.