twitter

Catarina Miranda integra vereação da Câmara Municipal de Braga

Catarina Miranda integra vereação  da Câmara Municipal de Braga
Fotografia Avelino Lima

Redação

Publicado em 19 de novembro de 2025, às 17:53

A vereadora independente foi eleita pela Coligação Somos Braga (PS/PAN)

Catarina Miranda, eleita pela lista da Coligação Somos Braga (PS/PAN), integra a vereação do executivo municipal, passando, a partir desta data, a exercer o seu mandato na qualidade de vereadora independente. O anúncio foi feito, ao final da tarde de ontem, altura em que a distribuição de Pelouros na Câmara Municipal de Braga foi dada a conhecer, resultando das reuniões realizadas pelo presidente da Câmara Municipal de Braga, João Rodrigues, com o primeiro eleito de cada uma das forças políticas com assento no Executivo Municipal.

O presidente da Câmara Municipal, João Vasconcelos Barros Rodrigues, assumirá os seguintes pelouros: Administração Municipal; Recursos Humanos; Relação com as Freguesias; Planeamento; Urbanismo; Reabilitação Urbana; Mobilidade ; Habitação; Actividades Económicas; Inovação e Tecnologia e Relações Institucionais, com as Universidades e Cooperação Internacional.

O vice-presidente da Câmara Municipal, Altino Bernardo Lemos Bessa, assumirá os pelouros das Obras Públicas; Gestão do Espaço Público; Ambiente e Espaços Verdes; Sustentabilidade; Segurança Municipal; Fiscalização; Protecção Civil e Desenvolvimento Rural.

A vereadora Hortense Lopes dos Santos assumirá os pelouros da Educação: Coesão Social; Juventude; Desporto; Saúde; Igualdade e Inclusão; Participação Cívica; Associativismo.

Por último, Vereadora Catarina Miranda Basso Marques assumirá os pelouros da Cultura; Património Cultural; Educação Artística.

Segundo a informação avançada pela Câmara Municipal de Braga, «ficou clara, em todas as reuniões realizadas, a abertura para um diálogo leal, permanente e construtivo entre o presidente da Câmara Municipal e todos os eleitos, independentemente da força política pela qual foram eleitos».

«Este compromisso comum assenta na ideia de que o interesse do concelho de Braga está acima de qualquer lógica de grupo, privilegiando-se a procura de soluções e a capacidade de entendimento sobre as matérias essenciais para a vida dos bracarenses», adianta o comunicado num segundo ponto.

O mesmo comunicado afirma que «estas reuniões permitiram identificar áreas concretas de convergência e de trabalho conjunto, bem como espaços de diferenciação política que serão respeitados com total transparência democrática».

«Em todas elas ficou reforçada a vontade de cooperação institucional, criando as bases para uma governação plural, estável e responsável, centrada na procura de soluções concretas para os desafios de Braga, assegurando que todos os eleitos podem contribuir activamente para o futuro do concelho», afirma o documento.

O presidente da Câmara Municipal reforça o compromisso de continuar a reunir com os eleitos da oposição numa base regular, mantendo em aberto todos os cenários.

Definidos e distribuídos  os pelouros no executivo municipal, João Rodrigues deixa a garantia de «eficácia da acção municipal, clareza na identificação das responsabilidades políticas e  valorização das competências de cada membro do executivo».