O concelho de Braga tem inscritas a Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gubenkian, a EB de Palmeira, a EB de Trigal de Santa Maria e a EB Frei Caetano Brandão na lista da escolas pública a necessitar de obras urgentes.
No que diz respeito ao distrito de Braga, constam ainda desta lista a Escola Básica Bernardino Machado, Joane, Vila Nova de Famalicão, a Escola Básica D. Maria II, Gavião, Vila Nova de Famalicão, a Escola Básica e Secundária de Terras de Bouro, a Escola Básica e Secundária de Vale do Tamel, Lijó, Barcelos, a Escola Básica e Secundária Santos Simões, Guimarães a Escola Básica e Secundária Vale d’Este, Viatodos, Barcelos, e a Escola Básica Monsenhor Elísio Araújo, Vila Verde.
No distrito de Viana do Castelo, constam na lista a Escola Básica Diogo Bernardes, Ponte da Barca, a Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora, Vila Praia de Âncora, Caminha, a Escola Básica e Secundária Pintor José de Brito, Santa Marta de Portuzelo, Viana do Castelo, e a Escola Secundária de Ponte da Barca. Recorde-se que o Governo lançou um concurso para requalificar 237 escolas, cujas obras deverão arrancar a partir do segundo semestre de 2026, com um investimento global de 850 milhões de euros.
A região de Lisboa e Vale do Tejo, com 95 escolas elegíveis, tem a maior dotação disponível, seguida da região Norte, com 212,5 milhões de euros para realizar obras em 61 estabelecimentos.
Braga tem quatro escolas na lista de obras urgentes
Fotografia
DR
José Carlos Ferreira
Jornalista
Publicado em 11 de novembro de 2025, às 12:25