twitter

‘Café Concerto’ levou música a vários estabelecimentos

Fotografia DR

Rita Cunha

Jornalista

Publicado em 31 de outubro de 2025, às 18:03

Iniciativa da Associação Empresarial de Braga.

Esta tarde, vários estabelecimentos foram hoje palco de um ‘Café Concerto’, uma iniciativa da Associação Empresarial de Braga (AEB) que convida a desfrutar da melhor música ao vivo em diversos cafés e pastelarias do centro de Braga.
Ao longo de quase três horas, Pedro Melo e Ana Rita levaram a sua energia e talento a vários espaços emblemáticos, criando um ambiente vibrante e acolhedor.


À margem, o diretor-geral da AEB explicou que esta iniciativa se insere num ciclo de ações, a decorrer ao longo deste ano, para tentar envolver o comércio na programação do evento Braga Capital Portuguesa da Cultura ‘25. «O nosso propósito é que o comércio seja uma extensão natural das programações que existem por norma associadas aos grandes eventos, seja a Braga Romana Noite Branca ou a Braga ‘25. Mas percebemos que muitas vezes o município, enquanto programador, tem dificuldade de introduzir momentos desta natureza no pequeno comércio, até pela quantidade de estabelecimentos que existem. Então resolvemos tomar esta liderança porque sentimos que o comércio quer-se sentir envolvido porque tem orgulho naquilo que acontece», explicou Rui Marques, vincando que, atualmente, «comércio, cultura e turismo têm muita dificuldade em dissociar-se».


Com este ‘Café Concerto’, a AEB leva a cultura a locais improváveis como, de resto, já aconteceu com o teatro, a poesia, fotografia e dança, envolvendo mais de uma centena de empresas. Para o diretor-geral da AEB, na perspetiva do cliente, ter este ‘bónus’ quando vai a um espaço comercial «faz toda a diferença».
Considerando que se trata de uma «aposta ganha», Rui Marques garante que esta iniciativa cultural é para continuar no próximo ano. E, perspetivando a época natalícia, referiu que a AEB quer criar «mais iniciativas de envolvimento do comércio com as pessoas».