twitter

Noite Europeia dos Investigadores bate recorde de visitantes em Braga

Fotografia DR

Redação

Publicado em 04 de outubro de 2025, às 15:40

Mais de 2 mil pessoas participaram na iniciativa

Mais de duas mil pessoas participaram na Noite Europeia dos Investigadores (NEI2025), que decorreu a 26 de setembro, numa organização da Escola de Ciências da Universidade do Minho (ECUM) no Forum Braga. O evento contou com a presença do Ministro da Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Alexandre, do reitor da UMinho Rui Vieira de Castro, do presidente da CCDRN, António Cunha, dos vice-reitores Sandra Paiva e Hernâni Gerós, dos pró-reitores Manuel João Costa e Teresa Ruão, bem como de representantes das autarquias de Braga, Famalicão e  Guimarães e de candidatos à Câmara Municipal de Braga.

A NEI 2025 em Braga contou mais de 180 atividades – workshops, palestras, experiências interativas, visitas guiadas e performances – a iniciativa envolveu cerca de 900 docentes, investigadores e alunos, aproximando ciência e sociedade.

Fernando Alexandre destacou que o Forum Braga “fervilhou ciência por todos os poros”, salientando o recorde de atividades e de investigadores envolvidos. Para o reitor Rui Vieira de Castro, a NEI “sensibiliza os mais jovens para aquilo que é a ciência e a atividade dos cientistas, aumentando o seu interesse por um setor vital para o desenvolvimento da sociedade”.

Já José Manuel González-Méijome, presidente da Escola de Ciências, considerou que Braga se tornou “epicentro da celebração da ciência, do conhecimento e da inovação, a norte de Portugal – e provavelmente em todo o Noroeste Peninsular”, sublinhando a responsabilidade social da organização.

Este ano, a NEI ocupou cinco mil metros quadrados do Forum Braga, com áreas de workshops, conferências, debates e performances. Houve ainda escape rooms, oficinas de microbiologia, biotecnologia e prevenção da miopia, sessões de vermicompostagem e consumo sustentável.

Os visitantes elogiaram a dinâmica do evento, onde exploraram, experiências e demonstrações dos departamentos e grupos de investigação da UMinho, e de várias instituições científicas e tecnológicas da região. Puderam, também, apreciar os 31 projetos de ciência desenvolvidos por alunos de escolas básicas e secundárias dos concelhos de Braga, Vila Verde, Vila Nova de Famalicão e Guimarães.