Braga assinalou o Dia Internacional do Idoso com a abertura da exposição-instalação “Memórias EntreTecidas”, no Mercado Municipal, no âmbito do ATLAS – Programa de Mediação Cultural do Município de Braga.
O projeto, dinamizado pela artista Zita Pinto e integrado na iniciativa “Lar Doce Lar”, envolveu a população sénior de várias instituições do concelho de Braga na recriação e reinterpretação do trajar tradicional, através de técnicas de recorte, desenho e colagem.
«Mais do que uma exposição, “Memórias EntreTecidas” constitui uma homenagem aos seniores de Braga, guardiões da memória coletiva e fonte de inspiração para a criatividade, a inovação artística e a partilha intergeracional»,realça o município.
Resultado de uma residência artística, a mostra convida o público a descobrir criações visuais onde a memória se entrelaça com a imaginação. Os participantes foram conduzidos a refletir sobre a sua própria imagem, reinterpretando modos de vestir através da colagem com tecidos, evocando lembranças e reinventando identidades.
A exposição pode ser visitada no Mercado Municipal de Braga até ao dia 2 de novembro, no habitual horário de funcionamento.