As startups expressTEC e a Metablue Solution (Otitest) foram distinguidas como vencedoras da edição de 2025 do Demo Day do Programa de Aceleração Global Health Accelerator (GHA). A iniciativa decorreu esta quinta-feira, no Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL)
Perante um auditório repleto de investidores, investigadores, clínicos, estudantes e líderes da indústria, o evento marcou o culminar de seis meses intensos de aceleração que envolveram 11 projetos nas áreas da saúde digital, da biotecnologia e da nanotecnologia.
Ao longo deste tempo, as startups beneficiaram da colaboração com instituições líderes nas áreas da saúde e da inovação, tais como a 2CA-Braga, CUF, F3M, Fisiminho, Glintt Life, Luz Saúde, Muroplás, Sparkfood ou VIA Pilates.
O programa foi promovido pelo Startup Braga e contou com o 2CA-Braga e o INL como copromotores. É cofinanciada pela União Europeia, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) – NextGenerationEU.
O GHA demonstro a capacidade de Braga para atrair e reter empresas emergentes especializadas em saúde, biotecnologia e nanotecnologia. Esta iniciativa reforça a posição de Braga como cidade inovadora, oferecendo a estas empresas as condições de que necessitam para crescer e expandir-se, com o futuro Bio-MedTech Hub a reforçar esse estatuto.