twitter

Braga volta a liderar “Outubro Rosa” com programa mais completo do país

Fotografia DR

Carla Esteves

Jornalista

Publicado em 19 de setembro de 2025, às 16:06

A programação do Outubro Rosa deste mês compreende diversos eventos, entre os quais o Jantar Outubro Rosa, a Race For The Cure

Braga volta a ser referência nacional na luta contra o cancro da mama com o Outubro Rosa 2025, com uma programação inédita em Portugal, organizada pela Associação Rosa Vida em colaboração com a Liga Portuguesa Contra o Cancro - Delegação de Braga, o Município de Braga e diversos parceiros institucionais. Assim, de 18 a 25 de outubro, a cidade será palco de uma agenda diversificada que alia ciência, arte, cultura e solidariedade, reunindo sobreviventes, profissionais de saúde, investigadores, famílias e cidadãos numa onda coletiva de sensibilização, esperança e ação.

No sábado, dia 18, ao longo de todo o dia, terá lugar o – III Congresso Transdisciplinar de Oncologia “Exercício na Oncologia: Quando a Prática Segue a Ciência”

O evento cruza investigação científica, prática clínica e exercício físico adaptado na oncologia. Conta com especialistas da Fundação Champalimaud, Hospital Lusíadas, CUF, IPO, Hospital de Braga, FMH e várias universidades nacionais, debatendo temas como exercício durante os tratamentos, fadiga oncológica e saúde mental, e implementação de programas inovadores como o QOLP (Quality Onco Life Program).

Nesse mesmo sábado à noite, terá lugar o habitual  Jantar  Outubro Rosa. A iniciativa terá lugarna Colunata de Eventos do Bom Jesus do Monte (Património Mundial UNESCO), local onde 250 participantes irão viver uma noite de solidariedade e celebração da vida.

O jantar reconhece o papel das empresas e cidadãos bracarenses que tornam possível apoiar doentes oncológicos com programas de reabilitação física e psicológica.

Race For The Cure

No domingo, dia 19, a partir das 09h30 no centro histórico da cidade de Braga – Race For The Cure Portugal 2025

Braga volta a ser o palco português da Race For The Cure, o maior movimento solidário da Europa na luta contra o cancro. No domingo, 19 de outubro de 2025, a cidade enche-se de rosa para receber milhares de pessoas que irão caminhar ou correr pelo centro histórico, numa manhã de esperança, união e solidariedade.

Em simultâneo com outras 22 cidades europeias, a iniciativa pretende reforçar a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do apoio a quem vive com a doença. Em Braga, a organização está confiante em ultrapassar os 3.000 participantes - depois do sucesso de 2023, que reuniu mais de 2.000 pessoas.

A Pink Run decorre em duas modalidades: a corrida de 6 km (partida às 09h30) e uma caminhada de 4 km (partida às 10h00)

As inscrições custam  (10 euros adultos e 6 euros crianças) e revertem integralmente para projetos locais de apoio oncológico. As mesmas podem ser feitas, individualmente ou em equipa, através do site: www.raceforthecure.eu/pt.

Durante o mês de Outubro decorrerá também, no Shopping BragaParque, a Exposição Internacional BOLD da responsabilidade da  premiada fotógrafa Caroline Sikkenk traz a Braga a exposição que percorreu locais icónicos como Times Square (Nova Iorque) e Piccadilly Circus (Londres).

Braga modelo nacional 
de inovação na oncologia

O Outubro Rosa em Braga, mais do que um mês temático,  é ser uma plataforma de união, ação e esperança, que alia ciência de ponta, arte transformadora e mobilização comunitária. Iniciativas como o Quality Onco Life Program (QOLP), distinguido com o Prémio Investigação Portugal Activo 2018 e o Prémio Inovação Exercício e Saúde 2024 - são exemplos do impacto concreto na qualidade de vida dos doentes.

Na programação destaca-se ainda o Concerto Outubro Rosa, no dia 25 de outubro, na Igreja de São Paulo, um dos mais belos exemplos do barroco bracarense, realiza-se o concerto solidário com o maestro Nuno Côrte-Real, o solista Filipe Quaresma (violoncelo) e a Orquestra Sinfónica da Escola de Música Calouste Gulbenkian. Será um momento de arte e espiritualidade que encerra o programa com 300 lugares disponíveis, revertendo fundos para a Associação Rosa Vida e a LPCC.

Este extenso programa terá lugar em vários locais da cidade, como o Centro Histórico de Braga, Shopping BragaParque, Bom Jesus do Monte e a Igreja de São Paulo.