twitter

Iniciativa de economia circular promove criatividade entre séniores de Braga

Iniciativa de economia circular promove criatividade entre séniores de Braga
Fotografia CM Braga

Redação

Publicado em 20 de janeiro de 2025, às 18:14

Cerca de 400 idosos participaram na criação de jogos e ornamentos, estimulando a reutilização de materiais e o convívio entre as instituições.

A Câmara de Braga levou a cabo a segunda edição da iniciativa EcoMov Sénior. Esta fase, realizada entre novembro e dezembro de 2024, envolveu mais dez instituições, totalizando assim 20 instituições participantes e cerca de 400 seniores que se envolveram ativamente nas atividades.

O EcoMov Sénior teve como objetivo promover a economia circular, incentivando a reutilização de materiais que, de outra forma, seriam descartados como lixo, com o intuito de reduzir o consumo e maximizar a reutilização de recursos.

Durante as atividades, que ocorreram nas instalações dos Lares e Centros de Dia do concelho de Braga, os seniores foram desafiados a criar jogos de mesa, instrumentos musicais e peças decorativas a partir da reutilização de diversos materiais.

“Estas duas edições do EcoMov Sénior mostraram-se um sucesso, e por isso vamos continuar com a iniciativa. Ela promove uma utilização mais consciente dos recursos entre os mais velhos e proporciona momentos de diversão e partilha aos utentes dos Lares e Centros de Dia do concelho de Braga", disse o vereador Altino Bessa.

Utilizando recursos como caixas de cartão, rolhas de cortiça, palitos, pequenos seixos e molas, os idosos foram incentivados a desenvolver jogos como damas, jogo do galo, jogos de memória e dominó.

Com a proximidade do Natal, a segunda fase da iniciativa desafiou também os participantes a criar e decorar ornamentos para a época festiva. Pequenos pinheiros de Natal, sinos e estrelas foram elaborados com o interior de caixas de ovos, rolhas de cortiça e restos de caixas de cartão.

Além da estimulação motora e cognitiva, a criatividade e a cooperação foram competências desenvolvidas ao longo das sessões, que foram preparadas e dinamizadas por três projetos locais: BioAventuras, Pegadas do Brincar e Vincular.