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CIM do Cávado vai investir meio milhão na comunicação digital nos transportes

CIM do Cávado vai investir meio milhão na comunicação digital nos transportes
Fotografia DR

Redação

Publicado em 19 de dezembro de 2024, às 10:32

Projeto financiado pelo Norte2030 visa melhorar relação com os utentes nos seis concelhos da sub-região.

A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Cávado vai investir cerca de meio milhão de euros na criação de um sistema digital interativo de mobilidade, que visa facilitar a comunicação com os utentes que utilizam o sistema de transportes concessionado pela CIM. O projeto é suportado por um candidatura ao Norte 2030 - Programa Regional do Norte, que a Comunidade Intermunicipal submeteu a financiamento comunitário e que terá uma comparticipação de 85 por cento do valor do investimento elegível .

Em comunicado enviado ao Diário do Minho, a CIM do Cávado precisa que o investimento implica «o desenvolvimento e implementação de um projeto que visa melhorar a experiência dos passageiros, bem como a comunicação e atividades de gestão, através da instalação de displays digitais interativos nas principais paragens da rede da Autoridade Intermunicipal de Transportes do Cávado (AITC)».

« A implementação desta rede de displays conectados entre si e, por sua vez, conectados a um centro de gestão de informação da AITC, permitirá o acesso facilitado dos passageiros às informações relativas ao serviço de transporte público, em tempo real, facilitando o acesso e celeridade das comunicações», acrescenta a Comunidade Intermunicipal que junta os municípios de Braga, Amares, Barcelos, Esposende, Terras de Bouro e Vila Verde, dando conta que «este projeto, que prevê um investimento total de 474 mil 337 euros, à taxa máxima de financiamento de 85%, será materializado na instalação de 79 displays digitais interativos e a sua interligação com a central de gestão do sistema».

«Estes displays, também conhecidos como sinalética digital interativa, serão distribuídos uniformemente pelo território da operação, tornando-se numa resposta mais eficaz, aquando da necessidade de ajustes, disponibilização e atualização de informação útil para os passageiros», destaca a CIM do Cávado, notando que, «desta forma, pretende-se melhorar a confiabilidade do serviço e reforçar a confiança dos passageiros, uma vez que o aumento da confiança na fiabilidade do sistema de transportes, potencia o uso dos mesmos em detrimento de outros meios».

A nota de imprensa acentua que «para o funcionamento dos painéis, recorrer-se-á a fontes de energia renováveis, nomeadamente a solar, que vão reforçar o caminho de práticas sustentáveis».  

«A partir destes displays, os passageiros da rede da AITC terão acesso à mais variada informação interativa e em tempo real, gerida e monitorizada através da central de gestão», continua a nota de imprensa da Comunidade Intermunicipal do Cávado, que sublinha que «a  aposta na inovação digital na área da mobilidade traz diversos benefícios aos passageiros, não apenas porque melhora a experiência no uso dos transportes públicos, mas também porque a tecnologia permite transformar o espaço e/ou serviço num ambiente moderno e dinâmico, como é o caso dos transportes públicos».

O projeto será implementado em duas fases» e que terá «um prazo de execução total de 8 meses». A execução vai ser «acompanhado por um respetivo plano de comunicação assente em diversas ações, nas páginas web institucionais, redes sociais, bem como nos diferentes meios de comunicação regional e nacional.