A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Cávado vai investir cerca de meio milhão de euros na criação de um sistema digital interativo de mobilidade, que visa facilitar a comunicação com os utentes que utilizam o sistema de transportes concessionado pela CIM. O projeto é suportado por um candidatura ao Norte 2030 - Programa Regional do Norte, que a Comunidade Intermunicipal submeteu a financiamento comunitário e que terá uma comparticipação de 85 por cento do valor do investimento elegível .
Em comunicado enviado ao Diário do Minho, a CIM do Cávado precisa que o investimento implica «o desenvolvimento e implementação de um projeto que visa melhorar a experiência dos passageiros, bem como a comunicação e atividades de gestão, através da instalação de displays digitais interativos nas principais paragens da rede da Autoridade Intermunicipal de Transportes do Cávado (AITC)».
« A implementação desta rede de displays conectados entre si e, por sua vez, conectados a um centro de gestão de informação da AITC, permitirá o acesso facilitado dos passageiros às informações relativas ao serviço de transporte público, em tempo real, facilitando o acesso e celeridade das comunicações», acrescenta a Comunidade Intermunicipal que junta os municípios de Braga, Amares, Barcelos, Esposende, Terras de Bouro e Vila Verde, dando conta que «este projeto, que prevê um investimento total de 474 mil 337 euros, à taxa máxima de financiamento de 85%, será materializado na instalação de 79 displays digitais interativos e a sua interligação com a central de gestão do sistema».
«Estes displays, também conhecidos como sinalética digital interativa, serão distribuídos uniformemente pelo território da operação, tornando-se numa resposta mais eficaz, aquando da necessidade de ajustes, disponibilização e atualização de informação útil para os passageiros», destaca a CIM do Cávado, notando que, «desta forma, pretende-se melhorar a confiabilidade do serviço e reforçar a confiança dos passageiros, uma vez que o aumento da confiança na fiabilidade do sistema de transportes, potencia o uso dos mesmos em detrimento de outros meios».
A nota de imprensa acentua que «para o funcionamento dos painéis, recorrer-se-á a fontes de energia renováveis, nomeadamente a solar, que vão reforçar o caminho de práticas sustentáveis».
«A partir destes displays, os passageiros da rede da AITC terão acesso à mais variada informação interativa e em tempo real, gerida e monitorizada através da central de gestão», continua a nota de imprensa da Comunidade Intermunicipal do Cávado, que sublinha que «a aposta na inovação digital na área da mobilidade traz diversos benefícios aos passageiros, não apenas porque melhora a experiência no uso dos transportes públicos, mas também porque a tecnologia permite transformar o espaço e/ou serviço num ambiente moderno e dinâmico, como é o caso dos transportes públicos».
O projeto será implementado em duas fases» e que terá «um prazo de execução total de 8 meses». A execução vai ser «acompanhado por um respetivo plano de comunicação assente em diversas ações, nas páginas web institucionais, redes sociais, bem como nos diferentes meios de comunicação regional e nacional.