twitter

CIM Cávado vê aprovada candidatura para projeto de inclusão de migrantes

CIM Cávado vê aprovada candidatura para projeto de inclusão de migrantes
Fotografia DR

Redação

Publicado em 22 de novembro de 2024, às 15:05

“Educação Intercultural do Cávado” prevê um investimento de quase 103 mil euros.

A CIM Cávado viu aprovada a sua candidatura ao projeto “Educação Intercultural do Cávado”, desenvolvida no âmbito do Programa FAMI 2030, que prevê um investimento global de 102.952 mil euros, a que corresponde um montante de fundo de 77.214 mil euros, à taxa de cofinanciamento de 75%.

Em colaboração com diferentes parceiros, a CIM Cávado pretende com este projeto promover uma sociedade mais coesa e mais inclusiva, com maior qualidade de vida, promotora de uma interculturalidade saudável e da boa integração nacional e participação ativa de Nacionais de Países Terceiros (NPT) em particular dos estudantes e suas famílias, contribuindo assim para a concretização da Visão Estratégica impulsionadora da Estratégia Integrada de Desenvolvimento Territorial do Cávado 2030.

Esta candidatura ao FAMI 2030 foi a única de cariz intermunicipal, no país, a ser aprovada com dotação. Este projeto procura assegurar a existência de boas práticas de educação intercultural e da integração de NPT em todo o território da NUTS III Cávado, aproveitando o conhecimento e experiência que os municípios já têm desenvolvido nesta área. É preponderante a criação de projetos e estratégias que levem ao desenvolvimento de políticas locais na área do acolhimento e integração.

Este projeto visa ainda promover a inclusão através do recurso a expressões artísticas e educação emocional. Pretende-se que o mesmo seja integralmente executado até dezembro de 2025 e que apoie mil alunos.

O projeto desenvolver-se-á em três ações: a primeira em gestão, comunicação e avaliação; a segunda, “o outro como eu” e a terceira em formação e educação intercultural.