twitter

Conferência na Casa do Professor aborda estratégias de mindfulness na educação

Conferência na Casa do Professor aborda estratégias de mindfulness na educação
Fotografia DR

Redação

Publicado em 08 de novembro de 2024, às 09:26

Projeto é co-financiado pelo Programa ERASMUS+ e visa combater as barreiras para o sucesso escolar.

A Casa do Professor, em Braga, é palco, esta sexta-feira e sábado, da conferência final do projeto Erasmus+ Mindful Nature, que visa promover estratégias educativas baseadas no mindfulness e no contacto com a Natureza. O evento, de entrada livre, reune professores, formadores e representantes de organizações locais e internacionais.

Durante a conferência, serão apresentados os principais resultados do projeto, sendo eles: um e-book com orientações práticas sobre a prática de mindfulness; conclusões sobre os workshops realizados com docentes, nos quais se vivenciaram os princípios do Mindful Nature através do estabelecimento e implementação de uma Rede Educativa Europeia e de uma Escola de Verão; e, por fim, a apresentação de um curso de formação gratuito para professores e formadores, que diligenciará a durabilidade das aprendizagens e a acessibilidade aos conteúdos criados. O grande objetivo é porporcionar um momento privilegiado para troca de experiências, partilha de boas práticas e fortalecimento das redes de apoio entre os profissionais da educação.

Em linha com o compromisso de sustentabilidade do projeto, a iniciativa será organizada segundo as diretrizes do sistema de gestão de eventos sustentáveis ISO 20121, garantindo uma abordagem ambientalmente responsável em todas as fases da sua realização. Nos três dias que antecedem o início da conferência, serão organizados workshops, em vários espaços verdes da cidade de Braga, com atividades de mindfulness.

O projeto Mindful Nature, co-financiado pelo Programa Erasmus+ da União Europeia, propõe-se a transformar as práticas educativas através do contacto com a Natureza e da implementação de métodos de mindfulness nas escolas.  O projeto visa, igualmente, combater as barreiras para o sucesso escolar, sejam elas de ordem socioeconómica, étnica, linguística ou cultural, promovendo uma escola inclusiva, baseada em princípios de tolerância, aceitação e bem-estar mental.