twitter

Núcleo Refood Braga distribuiu em 2024 mais de 70 mil refeições a pessoas carenciadas

Núcleo Refood Braga distribuiu em 2024 mais de 70 mil refeições a pessoas carenciadas
Fotografia DR

Redação

Publicado em 07 de novembro de 2024, às 09:32

No dia 23 de novembro, pelas 15h00, os resultados serão apresentados publicamente na Reunião sementeira, no Hotel Meliã.

A Refood de Braga realiza, no próximo dia 23 de novembro, pelas 15h00, a Reunião Sementeira, um evento que terá lugar no Hotel Meliã, com o objetivo de divulgar à comunidade e parceiros, o resultado do trabalhosdesenvolvido durante o ano 2024, na comunidade bracarense. A Refood de Braga distribuiu, até a presenta data, mais de 70 mil refeições a pessoas carenciadas, de todas as freguesias do concelho de Braga, durante o ano de 2024.

Além da  apresentação do trabalho desenvolvido pelo núcleo de Braga, a reunião tem ainda como objetivo a  angariação de novos voluntários e a formação de novas parcerias. A sessão de abertura contará com Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga; Carla Sepúlveda, vereadora da Educação, Inovação e Coesão Social; Altino Bessa, Vereador do Ambiente e Daniel Pinto, Presidente junta de Freguesia S. Vicente.

Segundo a Refood, até  outubro deste ano, foram resgatadas das fontes de alimento 36.815,49 kg de comida, que permitiu à REFOOD Braga doar 70.813 refeições, a 336 pessoas por mês (em média), das quais adultos (307) e crianças (29) beneficiários do núcleo (147 agregados familiares) e casos de emergência.

 

A associação está à procura de um novo espaço, uma carrinha para transporte de alimentos e precisa de fundos adicionais para expandir.

 

O núcleo de Braga está em operação todos os dias da semana e conta exclusivamente com o trabalho de 197 voluntários para o seu funcionamento, que já dedicaram mais de 21 mil horas ao projeto este ano.

O trabalhado dos voluntários, parceiros e fontes de alimento é assim imprescindível para assegurar a operacionalização do núcleo. Com a realização da reunião sementeira pretende-se também consciencializar os bracarenses da importância do projeto para a cidade e como todos podem contribuir ativamente para garantir a continuidade.

A associação procura um novo espaço, uma carrinha para transporte de alimentos e fundos adicionais para continuar e expandir suas operações.

O evento destina-se a qualquer pessoa interessada em contribuir para a causa da REFOOD Braga. A participação é gratuita, mas é necessário inscrever-se até dia 20, através https://forms.office.com/e/67TB199C1e (1).

Segundo a equipa Reffod, diariamente são recebidos muitos pedidos de ajuda, mas há muita dificual satisfazer por falta de meios.

A Refood é uma instituição sem fins lucrativos que tem como objetivo recolher excedentes alimentares e redistribui-los pelas pessoas mais necessitadas. Trata-se de uma organização independente, orientada por cidadãos, 100% voluntária, uma comunidade de caridade eco-humanitária.