A CIM Cávado defende Fundos Europeus para a Mobilidade com linhas próprias de financiamento e descentralização de competências nesta matéria para a administração local. A ideia foi defendida em Bucareste, na Roménia, durante a Conferência de Outono da Rede de Áreas Metropolitanas e Regiões – METREX.
Considerando a importância para a sub-região NUTS III Cávado, Rafael Amorim, Primeiro Secretário Executivo Intermunicipal, participou no workshop “Mobility Strenghten Metropolitan Cooperation”, ondecreferiu que os transportes públicos têm de ser encarados como uma ferramenta poderosa que traz múltiplos benefícios para os utentes, seja para fins laborais, recreativos ou educativos.
No final da sessão foram propostas três conclusões para serem apresentadas aos órgãos da União Europeia. A primeira relativamente ao financiamento da mobilidade pela UE que não deve sobrecarregar os fundos da Coesão, mas sim ter uma operacionalização de base local simplificada, ou seja, ter linhas próprias de financiamento. A segunda conclusão reforça a importância da forte aposta no tratamento de dados para gerar informação útil para as Autoridades de Transporte e Operadores. Já a terceira conclusão reitera a importância da descentralização para a administração local, isto é, as matérias relativas à mobilidade devem ser equacionadas a nível local e não central.