twitter

Projeto EcoMov Sénior contou com mais de 200 participantes

Projeto EcoMov Sénior contou com mais de 200 participantes
Fotografia DR

Redação

Publicado em 11 de setembro de 2024, às 10:25

Altino Bessa destaca o valor social do projeto EcoMov Sénior.

A primeira edição do projeto EcoMov Sénior foi «um sucesso», envolvendo mais de 200 idosos em atividades de valorização e promoção da economia circular, anunciou ontem a Câmara Municipal.

Segundo uma nota de imprensa, dado «o resultado tão satisfatório» da primeira edição, o projeto desenvolvido pelo Pelouro do Ambiente vai continuidade nos Lares e Centros de Dia do concelho.

Os idosos foram distribuídos por dez sessões dinamizadas por três projetos: BioAventuras, Pegadas do Brincar e Vincular. Todos estes projetos têm como objetivo potenciar actividades ao ar livre, valorizando o contacto directo com a natureza.

Altino Bessa, vereador do Ambiente, destaca o valor social do projeto. «O público-alvo do EcoMov é-me particularmente querido. A participação no EcoMov Sénior revelou uma forte vontade por parte dos idosos em participar nas actividades propostas. Inicialmente impulsionados pelas instituições, os idosos surpreenderam positivamente ao responder de forma activa, superando as expectativas», afirma. 

Este responsável sublinha que «o projeto EcoMov valoriza a memória e identidade dos idosos, recorrendo ao seu conhecimento para dinamizar as actividades. O objetivo é valorizar o conhecimento dos idosos e promover um envelhecimento ativo, com foco em projectos adaptados e atividades intergeracionais».

As atividades desenvolvidas durante o EcoMov Sénior foram cuidadosamente planeadas e incluíram a criação de jogos de mesa, instrumentos musicais e peças decorativas por via da reutilização de materiais.

Através do uso de materiais recicláveis, os seniores foram incentivados a criar diversos jogos de raciocínio e memória.