Dois ministros com origens minhotas vão receber subsídio de alojamento, além de alguns secretários de Estado com passado na região.
Os governantes têm este direito por não terem residência permanente na cidade de Lisboa ou a uma distância de 150 quilómetros.
De acordo com o Eco, as ajudas de custo foram solicitadas pelos próprios e já receberam o parecer favorável de João Silva Lopes, secretário de Estado do Tesouro e das Finanças, e autorização do primeiro-ministro, Luís Montenegro.
Um deles é o ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, que é natural do distrito de Aveiro, mas é professor associado da Universidade do Minho desde 2009, além de já ter exercido outras funções na instituição. O despacho com a autorização já seguiu para publicação.
Natural de Joane, Famalicão, Nuno Melo também vai receber o auxílio. O ministro da Defesa Nacional foi eurodeputado durante quase 15 anos, tem residência em Braga.
Também tiveram os seus pedidos aprovados alguns Secretários de Estado com residência, ou pelo menos algum passado no Minho.
Dentre os quais a Secretária de Estado da Justiça, Maria José Barros, que pertenceu à Comissão Executiva do Hospital de Braga PPP, o Secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Carlos Abreu Amorim, Membro do Centro de Investigação em Justiça e Governação da Universidade do Minho, Pedro Dias, secretário do Desporto, que passou pela UMinho durante a sua formação académica.