A Castro Group, com sede em Braga, confirmou esta semana que a criação do Fuse Valley, em Matosinhos, é para avançar. O projeto está em fase final do processo de licenciamento do loteamento e vai representar um investimento de 200 milhões de euros.
Segundo o Porto Canal, a empresa de Braga garantiu que continua a trabalhar ativamente no megaempreendimento que pretende criar um centro de inovação tecnológica, que vem sendo chamado de “Nova Califórnia”.
Inicialmente estava previso que sete dos 24 edifícios seriam ocupados pela Farfetch. No entanto, com a crise da empresa, a sua presença é incerta. Mesmo assim, a Castro Group garante que continua a trabalhar ativamente no projeto, “e apesar dos desafios que enfrentamos, o Fuse Valley permanece firme e comprometido com os seus princípios fundamentais”.
Recorde-se que recentemente a Farfetch encerrou os escritório de Braga e do Porto, e resolveu transferir o seu Centro de Creative Operations (CrOps) de Leça do Balio, em Matosinhos, para a unidade de Guimarães.
A decisão pela transferência está inserida no plano de reestruturação da empresa que está a ser implementado pelos novos donos da empresa, nomeadamente a Coupang, da Coreia do Sul.
A empresa coreana concluiu a aquisição da Farfetch, fundada pelo vimaranense José Neves, em fevereiro, e rapidamente arrancou com a reestruturação, que pode conduzir ao despedimento de até 30% da sua força de trabalho, ou seja, até 2.000 pessoas.
O Castro Group, no entanto, resolveu não dar pormenores sobre a presença da Farfetch no Fuse Valley.
“Assim que obtivermos a aprovação do loteamento, continuaremos a avançar com a mesma dedicação e empenho, seja no modelo de negócio atual ou em outro que melhor responda aos desafios presentes”, garante o grupo, segundo o Porto Canal.
O empreendimento pretende criar um espaço de escritórios revolucionário, também para outras empresas, além de uma uma unidade hoteleira com 75 quartos e 42 apartamentos que vão ocupar 12 mil metros, e ainda 5 mil metros quadrados de espaços para comércio e serviços como restaurantes, um ginásio e um spa, um anfiteatro ao ar livre para receber mostras de arte, palestras e workshops.