twitter

XX edição da Braga Romana propõe viagem pela História em 72 horas de programação

Fotografia DR

Carla Esteves

Jornalista

Publicado em 10 de maio de 2024, às 17:28

Evento de abertura aguarda 3 mil participantes

Cinco dias de estadia na opulenta e eterna Bracara Augusta é o que propõe a XX edição da Braga Romana, este ano dedicada à deusa  Nábia, divindade indígena do nosso território, ligada ao culto das águas.

Hoje, durante a conferência de imprensa que decorreu na Fonte do Ídolo, santuário rupestre dedicado a Nábia, Deusa Suprema das águas férteis e a Fortuna de Bracara, foi dado a conhecer todo um programa que contém algumas novidades.

A chefe de Divisão da Cultura, Márcia Ataíde adiantou que «Nábia será a protagonista de duas iniciativas repletas de beleza e simbolismo que marcam o primeiro dia da Braga Romana, a 22 de maio. Primeiro de manhã com a presença de cerca de três mil crianças, na Praça Municipal, numa cerimónia marcada pelo aroma e pelo colorido das flores, a beleza e ternura das nossas crianças e o simbolismo dos espetáculos. E depois à noite, pelas 21h30, com a Ascensão de Nábia, um momento que junta as várias áreas disciplinares artísticas, desde a dança, o novo circo e a música, que promete surpreender todos os presentes».

Os  dois eventos encontram-se entre os dez destaques da programação deste ano, designadamente a cerimónia de abertura na Praça Municipal, às 10h30, do dia 22 de maio, que contará com a presença de cerca de 3 mil participantes, incluindo 25 escolas/ colégios/ centros escolares e 13 associações/ instituições.

No mesmo dia e local às 21h30 terá lugar o espetáculo de dança, novo circoi, água e luz “A Ascenção de Nábia”.

Márcia Ataíde apontou como uma das novidades deste ano a realização de quatro espetáculos de teatro clássico, pela Companhia de Teatro de Braga, que terão lugar nas ruínas do Teatro Romano no Alto da Cividade, dando assim cumprimento a uma promessa efetuada no ano passado.

Destaque também para  o ciclo de conferências “Tempus Fugit que arrancou, no início do mês de maio, e que, num total de sete conferênciaspropõe uma imersão no pa cidaded e Braga durante o período romano para melhor perceber as influências da sua rica herança histórica e cultural.

Outra das novidades deste ano serão as oficinas de cozinha, no Aldeamento Brácaro, que permitem uma incursão pela culinária enquanto forma de conhecer os hábitos e estilo de vida das populações do passado.

Também o Circus Maximus regressa, mais uma vez, à arena instalada no largo do Pópulo, nos dias 24 de maio, às 22h30, 25 de maio, às 21h30, e 26 de maio, ás 18h30, recriando as façanhas dos gladiadores de então.

Encenação dos ritos

No Palco Bracara Augusta, na Praça Municipal, destaque também para a encenação dos ritos, nomeadamente o Rito Fundacional da Bracara Augusta, no dia 22 de maio, às 22h00; o Batizado Romano, no dia 25 de maio, às 16h00; o casamento Romano, no dia 26 de maio, às 17h00 e o Funeral Romando, no dia 26 de maio, às 21h00.

No dia 23 de maio, pelas 21h30, no largo do Pópulo, os candidatos a legionários da Legião VI VIctrix, farão o juramento de lealdade ao imperador, destacando-se ainda a realização do Cortejo Bracra Augusta Triumohalis, que percorre as ruas da cidade no dia 24 de maio, pelas 21h00, contando com a participação do movimento associativo e das escolas da cidade.

No dia 26 de maio, nas Termas Romanas do Alto da Cividade, em parceria com a a Nova Acrópole de Braga, será dinamizada durante a Braga Romana uma sessão que visa a sensibilização da saúde mental através da “Filosofia e Bem-estar: Viver como um estoico”.

Terras de Bouro acolhe evento nos dias 28, 29 e 30 de junho

O presidente da Câmara Municipal  de Terras de Bouro, Manuel Tibo, anunciou hoje que este ano será dada continuidade à parceria estabelecida com o Município de Braga, evidenciando assim a ligação de Bracara Augusta a Astorga, com passagem pelo concelho de Terras de Bouro.

Nos dias 28, 29 e 30 de junho o evento chegará assim a Terras de Bouro, permitindo uma incursão pela parte urbana e pela trilha da Geira, numa parceria com a Braga Romana.

A iniciativa constitui mais um incentivo para que a Geira Romana, que é já Património Nacional, seja considerada Património Mundial da Unesco.

«Apanhámos a boleia e continuamos a percorrer as milhas para promover o território de baixa densidade, que tem nas águas cristalinas do Gerês nas águas termais,  nos marcos miliares e na Geira Romana, tudo o que para nós é tão importante».

Entretanto, uma delegação de Terras de Bouro marcará também presença na Braga Romana.