twitter

Empresa de Braga garante novo projeto de obra pública no coração de Lisboa

Empresa de Braga garante novo projeto de obra pública no coração de Lisboa
Fotografia Divulgação

Redação

Publicado em 08 de maio de 2024, às 19:57

Em Entrecampos

O Grupo Casais, com sede em Mire de Tibães, Braga, anunciou hoje que está a construir um novo projeto de obras públicas em Lisboa. Trata-se de um conjunto de estruturas que vão apoiar um complexo residencial de uma empreitada de habitação a custos controlados em Entrecampos.

Nesta iniciativa, a empresa vai ser responsável pela construção de jardins, passeios pedonais, arborização e um parque de estacionamento subterrâneo.

Segundo o comunicado da empresa bracarense, o edifício do parque de estacionamento é composto por cinco pisos subterrâneos, com uma capacidade total de 586 lugares de estacionamento. No piso 0, ficarão todos os serviços de apoio ao parque: instalações sanitárias públicas masculinas e femininas, integrando cada uma delas cabines para pessoas de mobilidade reduzida. Além disto, esta área compreende ainda o espaço de atendimento, com cabine de controlo e gestão de acessos, circulação interior, copa e instalação sanitária com vestíbulo de serviço e área de sala técnica, bem como espaço para grupo gerador; espaço para lixos e conjunto de espaços afetos ao posto de transformação. Nos pisos -4 e -5, concentram-se os restantes espaços técnicos e de serviço ao parque – arrumo geral e central de bombagem e depósitos.

A empresa explica que a estrutura deste edifício será em betão armado, com paredes, pilares, vigas e lajes, que serão maciças e inclinadas, apoiadas nos pilares por meio de capitéis e em paredes estruturais em betão. Está ainda prevista, na primeira fase da empreitada, a realização de trabalhos de arqueologia.

Relativamente à área de jardim, ocupa cerca de 10.000 metros quadrados, distribuídos de forma equitativa, entre a cobertura do parque de estacionamento e o espaço a nascente entre este e os edifícios de Habitação de Renda Acessível. A banda sobre a cobertura do estacionamento destina-se a um recreio refletido também na localização de equipamento lúdico e pavimento infantil.

“Este é um projeto que está alinhado com o nosso compromisso de contribuir para a criação de impacto positivo na sociedade. Esta obra, que apoia o projeto de construção de habitação a custos controlados que estamos a desenvolver no loteamento das Forças Armadas, mostra uma intervenção completa, que fornece, de forma organizada, as condições necessárias a esta infraestrutura”, comenta António Carlos Rodrigues, CEO do Grupo Casais.

A Casais é também responsável pelo projeto de construção de habitação para rendas de custos controlados no loteamento das Forças Armadas, em Entrecampos, Lisboa. É um edifício de apartamentos com nove pisos, destinado à habitação, que possui no piso térreo espaços comuns de uso exclusivo dos moradores e áreas técnicas. A construção é tradicional e a obra, com um valor de empreitada de mais de 0 milhões de euros, arrancou no dia 30 de janeiro de 2023, sendo o prazo atual de execução correspondente a 22 meses. O edifício é composto por 68 unidades de habitação, com 15 unidades de tipologia T0; 23 unidades de tipologia T1 e 30 unidades T2.