twitter

Nova derrapagem no túnel atira conclusão da obra para o S. João

Nova derrapagem no túnel atira conclusão da obra para o S. João
Fotografia DM

Joaquim Martins Fernandes

Jornalista

Publicado em 28 de abril de 2024, às 10:03

Câmara de Braga deverá aprovar amanhã novo pacote de obras não previstas e mais tempo para conclusão dos trabalhos.

A empreitada de requalificação do Túnel da Avenida da Liberdade, em Braga, vai registar uma nova derrapagem nos custos e no prazo de conclusão dos trabalhos. Depois de, em fevereiro, a Câmara Municipal de Braga ter aprovado uma extensão de 30 dias no prazo para entrega e uma derrapagem financeira na ordem dos 150 mil euros, o Executivo Municipal prepara-se agora para validar um novo aumento nos custos da obra e um novo acréscimo no prazo de duração dos trabalhos, que só ficarão concluídos na semana em que arranca o São João de Braga.

O novo adiamento, que é votado na reunião camarária de amanhã, dia 29 de abril, aponta para mais 15 dias de trabalhos, estimando os técnicos que a conclusão da empreitada ocorra no dia 18 de junho, sendo que a inicial prevista para a conclusão dos trabalhos. A revelação é feita numa proposta de prolongamento do prazo da execução da empreitada, que devia ficar concluída no dia 4 de maio deste ano. A proposta que a maioria da coligação “Juntos por Braga” apresenta amanhã na reunião de amanhã da vereação faz também saber que também o custo da obra vai registar um agravamento próximo dos 63 mil euros acrescidos de IVA, em virtude dos trabalhos a mais que vão realizados no túnel, prevendo o documento que sejam suprimidos trabalhos nos valor de 20 mil euros.

Via de segurança no acesso ao túnel

Os 15 dias de trabalhos a mais são o «período previsto para a prorrogação do prazo associado à execução destes trabalhos complementares», refere o texto da proposta, precisando que entre as obras a realizar, e que não estavam previstas, está a criação de uma via escapatória de segurança para quem entra no túnel pela Avenida António Macedo.

«Por motivos funcionais e de segurança, constatou-se a necessidade de executar um pequeno troço que servirá para que os veículos que entrem em direção ao túnel (sentido Av. António Macedo/ Túnel), caso este seja encerrado – semáforo vermelho – possam seguir a marcha em direção à Avenida António Macedo», precisa a proposta. O documento acrescenta que «esta situação tem especial relevância sempre que for necessário aceder ao túnel com um veículo técnico ou de emergência tendo em conta que esta via escapatória permite o alívio de veículos acumulados nesta entrada.

A requalificação do Túnel da Avenida da Liberdade foi adjudicada por decisão do presidente da Câmara Municipal de Braga de 26 de abril de 2023, ratificada por deliberação da Câmara Municipal de 2 de maio de 2023, pelo preço contratual 5.274.043 euros mais IVA, sendo o prazo inicial de execução da obra de 250 dias de calendário, o que colocava o final da empreitada no dia 4 de maio de 2024. Com os trabalhos a mais, que já somam mais de 426 mil euros mais IVA – a esta verba decresce 245 mil euros de trabalhos suprimidos – os custos aumentam para 5.455.365 euros mais IVA e o prazo para realização da empreitada aumenta pelo menos em 45 dias.