twitter

Apostador de Braga comprou rifa de 5 euros e ganhou um palacete em Trás-os-Montes

Apostador de Braga comprou rifa de 5 euros e ganhou um palacete em Trás-os-Montes
Fotografia DR

Redação/Lusa

Publicado em 13 de abril de 2024, às 11:55

Vivenda de 400 metros quadrados

Um residente de Braga ganhou esta quinta-feira uma casa senhorial datada do início do século XX no centro da aldeia de Ligares, em Freixo de Espada à Cinta, no distrito de Bragança. 

O palacete, conhecido como Casa de Ligares, foi doado por uma benemérita para os Bombeiros de Espada à Cinta para ali se construir um museu. No entanto, não havia dinheiro para as obras, e a casa senhorial foi incluída numa rifa.

Em declarações à agência Lusa, o presidente desta Associação Humanitária do distrito de Bragança, Edgar Gata, disse que o sorteio das rifas vendidas a cinco euros cada, e cuja venda totalizou mais de 50 mil euros.

Segundo o Zap, o dirigente já contactou o vencedor, que reside em Braga, e que pediu para o nome não ser divulgado, mas adiantou que acredita ser alguém com capacidade para dar uma solução ao imóvel.

A AHBVFEC recebeu por doação a vivenda situada no centro da aldeia de Ligares e, de acordo com o testamento a que a Lusa teve acesso, seria destinada à criação de um museu com motivos referentes ao corpo de bombeiros e outras curiosidades. O testamento foi lavrado no Cartório Notarial de Freixo de Espada à Cinta, em 25 de julho de 2003.

Em 16 de julho de 2020, a assembleia geral da AHBVFEC aprovou, por unanimidade, colocar o imóvel à venda através de propostas e, em 04 de maio de 2021, a AHBVFEC emitiu um aviso público no qual referia estar “aberta a receber propostas de possíveis interessados na aquisição do imóvel, situado na Rua da Amargura, em Ligares".

A tentativa de venda foi revertida dada a oposição dos habitantes de Ligares, que se mostraram indignados com a venda de imóvel doado pela benemérita Veneranda Martins.

A vivenda do início do século XX tem de área coberta de cerca de 400 metros quadrados e, no seu conjunto, a propriedade tem uma área de 900 metros quadrados.

A colocação do imóvel como primeiro prémio do sorteio foi considerada inicialmente pelos dirigentes da associação como “uma situação inédita”, para resolver o destino a dar à propriedade.

Alegando falta de condições financeiras para a recuperação da vivenda, a AHBFEC lançou a “rifa” em finais de fevereiro de 2023, com recurso a redes sociais e contactos diretos.

Em novembro de 2023, a Associação dos Bombeiros de Freixo de Espada à Cinta decidiu alargar o prazo do sorteio para março, com sorteio em abril, uma vez que a venda das rifas não ainda tinha atingido os 50 mil euros, valor estipulado no regulamento.

O dirigente desta associação humanitária explicou que ao longo destes meses foram deixadas muitas sugestões e críticas e, após uma análise a este sorteio inserido na comemoração do 95. º aniversário da associação humanitária, decidiu-se adiar a sua realização e alterar o regulamento.

“Houve pessoas que pediram a devolução do dinheiro gasto nas rifas e outras que não fizeram questão”, indicou Edgar Gata.

A direção do AHBVFEC decidiu retirar a condição do ‘plafond’ de 50 mil euros como estava previsto.

O sorteio vai manter os prémios iniciais que, além da moradia, incluem uma estadia em Freixo de Espada à Cinta durante uma semana para duas pessoas e um conjunto de 48 garrafas de vinho do Douro.

O júri deste sorteio, de acordo com Edgar Gata, foi composto por um representante da câmara municipal, um representante da Junta de Freguesia de Ligares e um elemento da direção dos bombeiros.