twitter

AD defende mais investimento em ciência e mais apoios aos alunos do ensino superior

AD defende mais investimento em ciência e mais apoios aos alunos do ensino superior
Fotografia DR

Redação

Publicado em 05 de março de 2024, às 09:12

Hugo Soares defendeu a necessidade de mais investimento nas universidade e politécnicos.

O cabeça de lista da Aliança Democrática (AD) pelo círculo eleitoral de Braga às eleições legislativas, Hugo Soares, defendeu ontem uma aposta sustentada na excelência do ensino superior, como estratégia fundamental para garantir «mais crescimento económico para o país e desenvolvimento económico, científico, tecnológico e ambiental».

Para Hugo Soares, o «défice de financiamento público» ao ensino superior, «as deficiências de mobilidade» no distrito, a «falta de residências» para universitários e «os «preços elevados» no alojamento para estudantes são alguns dos «problemas para resolver com urgência» e que estão entre as prioridades da AD, que propôs «o reforço do apoio social para estudantes mais vulneráveis», numa jornada de campanha junto de estudantes da Universidade do Minho, em Braga, e do Instituto Politécnico do Cávado e Ave, em Barcelos.

«O ensino superior é um dos eixos fundamentais para o futuro do país. Desempenha um papel fundamental na coesão social e territorial. É fonte de conhecimento e formação dos cidadãos. É estratégico no desenvolvimento de um país que queremos ambicioso, a crescer mais que a média europeia, com capacidade competitiva e de criação de valor no contexto global», destacou Hugo Soares. O social-democrata vincou que o país precisa de mais investimento público e privado em ciência e inovação. «Não é possível termos mais e melhor desenvolvimento tecnológico, se não houver mais investimento público em ciência e, concretamente, no ensino superior», defendeu, no final de uma reunião com a presidente do IPCA, Maria José Fernandes, e com o reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro.