O Diário do Minho organiza uma viagem de sete dias à Normandia e Castelos do Loire. A mesma realiza-se entre os dias 23 e 29 de agosto e será acompanhada pelo padre Paulo Terroso, reitor da Basílica dos Congregados e administrador do Diário do Minho. As inscrições, limitadas, estão abertas e decorrem até ao dia 14 de junho, mediante o telefone “253 262 482” ou o e-mail “congregados@ arquidiocese-braga.pt”, contactos que podem ser também utilizados para o pedido de informações.
O itinerário da viagem começa no dia 23. A hora de comparência na paróquia e transporte ao aeroporto Francisco Sá Carneiro será avançada posteriormente. O embarque e partida em voo da TAP está previsto para as 06h00 com destino a Paris. A chegada a Paris (Orly) está prevista para as 09h10, contando com assistência pelo guia e partida em autocarro de turismo, em direção até Rouen. Aqui, terá início a visita pelo centro histórico da capital da Alta Normandia, destacando-se a catedral, as casas debruadas a madeira, a rua do Grande Relógio e a Praça do Velho Mercado, local onde foi martirizada Santa Joana d’Arc.
Após o almoço num restaurante local, o grupo segue para Honfleur, uma pequena cidade marítima, com as suas ruelas pitorescas e casas antigas, que conserva o seu porto de pesca. Segue, depois, para Trouville-sur-Mer, lugar muito ligado a Santa Teresa, que ali passava férias, no n.º 23 da Rue Victor Hugo, e onde viu o mar pela primeira vez. A igreja de Nossa Senhora das Vitórias, que frequentava nessa altura, também será ponto de paragem antes de viagem até Lisieux, onde o grupo pernoitará.
O dia 24 conta com pequeno-almoço no hotel, findo o qual serão seguidos os passos de Santa Teresa. Aqui, destaque para a capela do Carmelo, onde Santa Teresa está representada, deitada como no momento da sua morte e vestida com o hábito de Burel da Ordem do Carmelo. O grupo prosseguirá para a Casa de Santa Teresinha (Les Buissonnets) e Catedral de S. Pedro, frequentada por Santa Teresinha antes de sua vida no Carmelo.
O próximo ponto de paragem será Alençon, vila onde nasceu Santa Teresa do Menino Jesus (Santa Teresa de Lisieux), e onde decorrerá o almoço. Após a visita, a viagem segue até Caen, capital da Baixa Normandia, com destaque para a igreja de St. Étienne, conhecida como a Abadia dos Homens, e o túmulo de Guilherme, o conquistador que fundou esta igreja em 1066 (a entrada incluída). No final, haverá transporte para o hotel, onde o grupo jantará e pernoitará.
No dia 25, o passeio contempla as Praias do Desembarque, que a 6 de junho de 1944 foram palco do desembarque das tropas dos aliados na Normandia durante a II Guerra Mundial. Haverá uma paragem em Omaha Beach uma das cinco eleitas para levar a cabo a operação, assim como uma visita ao cemitério e Memorial Americano (entrada incluída), onde as 9387 lápides em mármore branco estão alinhadas com vista para a Praia de Omaha, e que abrigam os corpos dos soldados americanos que morreram durante o desembarque e a batalha. Para além do cemitério, a visita incluirá também o museu que ali se encontra e os jardins.
De seguida, o grupo viaja até Arromanches onde poderão ser vistos os restos do porto artificial criado pelas tropas que tomaram parte no desembarque do “Dia D”. Também o Museu do Desembarque (entrada incluída) será visitado. Ao fim da tarde, o grupo seguirá em direção a St. Malo, onde vai jantar e passar a noite.
No dia 26, será visitada esta típica cidade marítima bretã, cidade berço de Chateaubriand, que está enterrado no Grande – Bé, um recife totalmente rodeado por água na maré cheia. Aqui, decorrerá uma visita panorâmica onde poderá ser apreciada a fortificação medieval que rodeia a cidade, o Castelo de St. Malo, a igreja de São Vicente, a cidade velha intramuros e o miradouro de Aleth. A visita continua em direção ao Mont Saint-Michel, onde se diz que o arcanjo São Miguel terá aparecido no século VIII ao bispo de Avranches.
Após o almoço, segue-se a visita da “Maravilha do Ocidente”, local de rara beleza com íngremes e pitorescas ruelas, e a sua abadia beneditina que remonta aos séculos X a XII. (entrada incluída). No final, o grupo segue para Tours, onde permoita.
O dia 27 será dedicado a conhecer o Vale do Loire, conhecido como o jardim de França, e que foi a residência dos reis franceses durante o período renascentista. A visita começará na zona dos Castelos do Loire, com o Castelo de Cheverny (entrada incluída), e prosseguirá pelo Castelo de Chambord (entrada incluída) um dos melhores exemplos do magnífico Renascimento francês. Após o almoço, grupo continua até Chartres, onde seguirá para o hotel.
O programa do dia 28, o penúltimo, contempla uma visita à imponente Catedral de Chartres, cujos vitrais são, provavelmente, os mais belos do mundo. No final, o grupo segue para Paris onde almoçará e, no final, decorre uma visita panorâmica passando por pontos como o Museu do Louvre, Île de la Cité, Catedral de Notre Dame, Campos Elíseos, Arco do Triunfo, Torre Eiffel, Praça da Concórdia e zona de Montmartre. O Sacré Coeur (visita interior) também será visitado, utilizando o funicular para a subida.
O último dia inclui a continuação da visita panorâmica por Paris e almoço em restaurante local. Em hora a informar, realizar-se-á o transporte para o aeroporto, partindo o voo da TAP às 17h55 rumo ao Porto. A chegada está prevista para as 19h05.
O custo desta viagem, é de 2130 euros em quarto duplo (mínimo 42 participantes) e 2.340 euros em quarto duplo (mínimo 32 participantes). O suplemento para quarto individual custa 495 euros. Os serviços incluídos são o transporte da paróquia ao aeroporto (e vice- -versa), a passagem aérea com direito ao transporte de 23 kg de bagagem (uma mala por pessoa), taxas de aeroporto, circuito em autocarro privativo de turismo, estadia em hotel de três e quatro estrelas, refeições, visitas, guia acompanhante à partida de Portugal, seguro de assistência de acidentes em viagem e uma mochila Top Atlântico. Não estão incluídas bebidas às refeições, refeições especiais, entrada em museus ou monumentos em que não esteja explícito a visita do interior e extras de caráter pessoal.
O Cartão de Cidadão válido é o documento obrigatório exigido.