Os trabalhos em curso no Túnel da Avenida da Liberdade, em Braga, vão sofrer uma derrapagem temporal de pelo menos 30 dias e entrar no mês em que a cidade celebra o São João. A revelação é feita numa proposta de prolongamento do prazo da execução da empreitada, que devia ficar concluída no dia 4 de maio deste ano.
A proposta que a maioria da coligação “Juntos por Braga” apresenta na reunião de amanhã da Câmara Municipal de Braga faz também saber que também o custo da obra vai registar um agravamento próximo dos 150 mil euros acrescidos de IVA, em virtude dos trabalhos a mais que vão realizados no túnel.
Os 30 dias de trabalhos a mais são o «período previsto para a prorrogação do prazo associado à execução destes trabalhos complementares», precisa o texto da proposta, precisando que em causa está «a demolição de conduta de ventilação e reforço de pavimento em laje de betão armado no troço entre a saída de emergência do Largo de São Francisco e a interseção com o Túnel da Avenida da Liberdade e a demolição de conduta de ventilação e reforço do pavimento em laje de betão armado» no mesmo troço.
Os trabalhos a mais, no valor 363 mil 405 euros acrescidos de IVA resultam de se ter detetado que um dos canais de ventilação do túnel estava colocado em condições que aconselham a sua remoção. O custo dos trabalhos a mais face ao inicialmente contratualizado tem um impacto abaixo dos 150 mil euros, uma vez que é feito um ajuste a trabalhos que deixam de ser realizados e quer foram quantificados em cerca de 225 mil euros mais IVA.
A requalificação do Túnel da Avenida da Liberdade foi adjudicada por decisão do presidente da Câmara de 26 de abril de 2023, ratificada por deliberação da Câmara Municipal de 2 de maio de 2023, pelo preço contratual 5 milhões 274 mil e 43 euros mais IVA, sendo o prazo inicial de execução da obra de 250 dias de calendário, o que colocava o final da empreitada no dia 4 de maio de 2024. Com os trabalhos a mais, os custos aumentam para 5 milhões 412 mil 763 euros mais IVA e o prazo para realização da empreitada aumenta pelo menos 30 dias.