A Associação SYnergia Portugal e Escola Profissional Profitecla apresentaram ontem publicamente, no Centro de Artes e Desporto Inclusivo, o SYnergias Escolares. Trata-se de um projeto, já em andamento que vai atuar junto de 3 mil alunos alunos dos diferentes polos da Profitecla – Braga, Guimarães, Barcelos, Porto, Viseu, Coimbra e Lisboa –, através de uma «aprendizagem não formal» e que «vai enriquecer o conhecimento e currículo individual».
«Os grandes objetivos da criação de associações juvenis dentro do seio escolar, diferentes das tradicionais associações de estudantes, incluem o desenvolvimento da cooperação e solidariedade entre jovens, a promoção da integração social e o crescimento integral», destacou Ricardo Sousa, presidente da SYnergia Portugal, associação que em 2024 comemora o 20.º aniversário.
«Criar o associativismo com o método escolar permite que tenhamos neste espaço [CADI] um concretizar de sonhos. Quando as pessoas se entendem, as boas ações acontecem, colocando à disposição dos nossos parceiros ferramentas para resolver problemas», expôs.
«Sentimos que o associativismo está a mudar. A Covid-19 trouxe uma solidão e que ainda pagamos. Não temos de levar isso a mal, é a evolução, temos é de mudar procedimentos, porque o associativismo não é só desporto ou música. O associativismo juvenil mudou, é de intervenção fora de paredes e é este novo SYnergia que queremos construir, ir de encontro aos jovens, ir às escolas, acrescentar valor para colocar aos serviço de 3 mil alunos esta formação de competências», acrescentou, lembrando que este protocolo ontem assinado quer ir além-fronteiras.
«Para além de Portugal, queremos os jovens a pensar e a olhar para o Mundo. Queremos que os jovens despertem os seus talentos, que os mostrem na escola, no país, no Mundo», indicou, detalhando, entre outros, «projetos de voluntariado, eventos culturais, viagens, inclusão social, atividades recreativas, de lazer e de voluntariado» como as múltiplas iniciativas integram o projeto. «Queremos mostrar que é possível transformar alunos e as próprias comunidades. É uma pequena gota, mas é assim que juntamos a comunidade», completou Ricardo Sousa.
A apresentação do SYnergias Escolares contou com a presença, entre outros, de Carla Sepúlveda, vereadora da Educação de Braga, e de Luís Alves, diretor da Agência Nacional ERASMUS+.
Diretor pedagógico da Profitecla destaca projeto que combate absentismo
Pedro Castro, diretor pedagógico da Escola Profissional Profitecla, acredita que o protocolo ontem firmado com a SYnergia Portugal vai ser «inspirador e motivador» para os alunos dos diferentes polos daquela instituição de ensino.
«O ensino profissional já tem uma carga horária assinalável e que deixa pouco tempo para outras atividades. O que se faz na escola é um campo paralelo ao que se faz na sala de aula. O que acontece é que não há muito tempo para essas atividades. Por isso, recorremos a parceiros que nos fornecem essas atividades dentro das escolas», referiu.
«O aluno estar satisfeito dentro da escola é criar um ambiente propício, resolvendo problemas como o o absentismo ou o abandono escolar. As escolas têm de olhar para o seu interior e trabalhar para que os alunos venham felizes para a escola. Temos de estabelecer estas parcerias, através do associativismo, para termos os nossos alunos felizes, com todos a colaborar num só propósito», resumiu.