twitter

Novo quartel dos Voluntários de Braga inaugurado no primeiro trimestre de 2024

Novo quartel dos Voluntários de Braga inaugurado no primeiro trimestre de 2024
Fotografia Avelino Lima

Publicado em 10 de dezembro de 2023, às 09:18

O novo quartel dos Bombeiros Voluntários de Braga está praticamente concluído

O presidente da direção dos Bombeiros Voluntários de Braga disse ontem que o novo quartel está praticamente concluído e deverá ser inaugurado no decorrer do primeiro trismestre do próximo ano. As informações sobre as novas instalações que estão a ser construídas na freguesia de S. Paio d’Arcos foram prestadas no decorrer da Assembleia Geral ordinária que serviu para apresentar e aprovar o Plano  de Atividades e Orçamento da corporação para 2024. Falando ao Diário do Minho à margem desta assembleia, o capitão António Ferreira explicou que «a obra praticamente está pronta».

 «Não está pronta porque estas fases finais das obras, das últimas partes da eletricidade, são complicadas», disse. Segundo explicou o presidente da direção dos Bombeiros Voluntários de Braga, nesta fase final há ainda três tarefas importantes para concretizar e que vão ser lançadas agora todas de seguida. A primeira, disse, é a ligação do novo quartel dos bombeiros à estrada nacional que liga Braga a Guimarães, com sistema semafórico. Este semáforo será apenas acionado quando as viaturas de emergência tiverem que sair. «Este foi um processo que teve que correr na Infraestruturas de Portugal porque a estrada é Estrada Nacional, e não municipal. O processo está pronto, a obra foi adjudicada e logo que o tempo o permita vamos lançar a obra», explicou o capitão António Ferreira.

 A segunda obra é a ligação do saneamento básico que tem uma grande dimensão. «Nós já estamos em contacto com a AGERE, eu já falei com o doutor Rui Morais e esperamos também que essa parte seja concluída brevemente», sustentou. Por fim, a terceira obra, já em momento que se pretende concluir, é a colocação de uma central fotovoltaica, com alguma dimensão. Segundo explicou o presidente, esta central, localizada numa zona com uma excelente exposição solar, vai permitir atenuar a fatura da eletricidade inerente ao novo quartel dos Bombeiros Voluntários de Braga. «Mas, também queremos aproveita essa estrutura para podermos parquearmos por baixo as viaturas só de transporte de doentes não urgentes, que são aqueles que a população vê estacionadas na praça em frente ao atual quartel. No novo quartel vamos poder estacioná-las devidamente», acrescentou o capitão António Ferreira. Questionado sobre quando será a inauguração deste tão desejado quartel, o presidente da direção não se comprometeu com uma data em concreto. Contudo, arrisca que poderá ser no primeiro trimestre de 2024.