A Azeituna – Universidade do Minho organiza, nos dias 8 e 9 de dezembro, mais uma edição do festival Celta – Certame Lusitano de Tunas Académicas, desta vez com o tema “Volta ao Mundo”. O programa da 28.ª edição do festival foi dado ontem a conhecer, numa conferência de imprensa que a Azeituna promoveu no Posto de Turismo de Braga. Segundo explicaram os responsáveis pela Azeituna, o desafio do certame deste ano é colocar as melhores tunas do país a cantar e a tocar temas de todo o mundo. São quatro temas de vários continentes que serão trazidos ao público, com o intuito de promover um espetáculo diferente. Ao todo serão cerca de 400 participantes das tunas e o esperado é que esgote a sala do Theatro Circo, que é o palco escolhido para 8 e 9 de dezembro.
O concurso vai contar com a participação da TUP (Tuna Universitária do Porto); a EUL (Estudantina Universitária de Lisboa); a Desertuna (Tuna Académica da Universidade da Beira Interior); TUIST (Tuna Universitária do Instituto Superior Técnico); EUC (Estudantina Universitária de Coimbra); TAIPCA (Tuna Académica do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave). Extra-concurso participa a Azeituna e a TUM Tuna Universitária do Minho), e ainda o CAUM (Coro Académico da Universidade do Minho) como grupo convidado. «A nossa atuação é sempre uma surpresa, vão ter de esperar para ver», referiu Gabriel Bizarro, presidente da Azeituna. Na lateral do Theatro Circo haverá ainda uma tenda do festival onde podem ser encontrados produtos, comes e bebes abertos a toda a gente. Sexta-feira à tarde, o Celta estará presente no Mercado de Natal, aberto a toda a cidade, com uma apresentação das tunas que vão a concurso.
Os prémios para os vencedores do Grande Prémio CELTA Volta ao Mundo são para a 2.ª Melhor Tuna; 3.ª Melhor Tuna; Melhor Solista; Melhor Instrumental; Melhor Pandeireta; Melhor Porta-Estandarte; Tuna mais Tuna (atribuído pela organização na festa oficial do Certame) e Prémio Sagres (atribuído pela organização na festa oficial do Certame) serão atribuídos pelo júri no final do segundo dia do certame. Concluído o espetáculo, a discoteca Lustre é o sítio escolhido para acabar a festa, com condições especiais para os que participarem no festival. Os bilhetes já estão disponíveis em bol.pt, FNAC, e no Theatro Circo com o custo de 10 euros (bilhete diário) para o público em geral e de 7,5 euros para estudantes. O passe para dois dias custa 15 euros.