twitter

Associação Empresarial de Braga abre inscrições para cursos de aprendizagem

Associação Empresarial de Braga abre inscrições para cursos de aprendizagem
Fotografia DR

Redação

Publicado em 04 de novembro de 2023, às 10:34

Cozinha/Pastelaria e Mecatrónica Automóvel são as formações disponíveis.

A Associação Empresarial de Braga abriu inscrições para novas turmas dos cursos de aprendizagem de Cozinha/Pastelaria e Mecatrónica Automóvel, destinados a jovens até aos 24 anos de idade que queiram concluir o 12º ano de escolaridade enquanto aprendem uma profissão.

Com a duração de dois anos e meio, estes cursos conjugam desde o 1.º ano de formação as aulas teóricas com estágio em contexto de empresa. Além disso, estes cursos são «fortemente complementados com uma experiência de cooperação através dos estágios internacionais proporcionados aos formandos, ao abrigo do Programa Erasmus+», explica a AEB, em comunicado.

«Com um foco especial na componente prática e na formação em contexto de trabalho, os Cursos de Aprendizagem são ideais para quem procura ganhar competências para o desempenho de uma profissão, enquanto garante o 12.º ano de escolaridade. A regra, nos Cursos de Aprendizagem, é aprender fazendo», acrescenta o diretor-geral da AEB.

Para além das vantagens associadas à modalidade de dupla certificação, ou seja, em que se desenvolvem competências sociais, científicas e profissionais, potenciadas por uma forte componente de formação realizada em contexto de empresa, os cursos de aprendizagem permitem também a realização de estudos de nível pós-secundário e o acesso ao ensino superior.

Durante um Curso de Aprendizagem, os formandos contam com apoios, nomeadamente subsídio de refeição (seis euros), bem como uma bolsa de profissionalização (48,04 euros) e uma bolsa mensal para material de estudo. Em alguns casos, poderá ser ainda atribuído o subsídio de transporte/ alojamento.

A AEB apresenta uma oferta que vai desde a formação profissional inicial às formações modulares certificadas. Nos cursos de Aprendizagem, distingue-se pela ligação com o mundo empresarial, contando com mais de 200 empresas disponíveis para acolher estagiários. Em 30 anos, a AEB já formou mais de mil profissionais, registando uma taxa de empregabilidade superior a 95%. As inscrições são feitas presencialmente na AEB, por telefone (253 201 750) ou e-mail ([email protected]).