twitter

Theatro Circo recebe Soundwalk Collective com Patti Smith em março

Theatro Circo recebe Soundwalk Collective com Patti Smith em março
Fotografia DR

Agência Lusa

Agência noticiosa

Publicado em 18 de outubro de 2023, às 08:38

O Theatro Circo, em Braga, vai ser palco do espetáculo “Correspondences”, do projeto Soundwalk Collective com a cantora norte-americana Patti Smith, no dia 24 de março, anunciou hoje a instituição.

 

O anúncio representa a primeira confirmação da nova equipa de programação, encabeçada por Luís Fernandes, que entrou em funções em julho.

"O exercício de programação é mais geral e parte de um pensamento que não se esgota na escolha de um nome. Não escondo que queríamos que o primeiro nome fosse um nome com peso", disse à Lusa Luís Fernandes.

O diretor artístico do Theatro Circo acrescentou: "Esta escolha é um projeto que temos muito orgulho de poder apresentar em Portugal, porque não só envolve uma figura de nível mundial, como faz, do ponto de vista artístico, [um trabalho] extremamente sólido. É um projeto com uma componente fortíssima do ponto de vista visual, sonora e também do texto. É um espetáculo muito completo".

"Queremos que seja um bom augúrio para aquilo que aí vem", afirmou Luís Fernandes.

O projeto Soundwalk Collective, criado pelo artista Stephan Crasneanscki e pelo produtor Simone Merli, “trabalha com uma constelação rotativa de artistas e músicos, que desenvolvem projetos específicos para locais e contextos através dos quais examinam temas conceptuais, literários ou artísticos”, como se pode ler no ‘site’ do projeto.

“Este novo projeto que será apresentado em Braga é o mais recente capítulo nas carreiras ilustres destes artistas, trabalho este que tem vindo a ser desenvolvido há mais de 10 anos em múltiplas geografias, resgatando e seguindo as palavras, imagens e sonhos de poetas, cineastas, revolucionários e momentos marcantes da história. Stephan Crasneanscki iniciou um périplo pelos lugares mais remotos do planeta para recolher sons e os moldar na criação de composições experimentais para no final serem entregues à voz e poesia de Patti Smith, concerto no qual se junta o cineasta português Pedro Maia nos visuais”, indicou o Theatro Circo, em comunicado.

O espetáculo “Correspondences” teve estreia mundial no festival Rewire, em abril, nos Países Baixos, e vai ser interpretado por Stephan Crasneanscki, Simone Merli, Patti Smith, Diego Espinosa Cruz Gonzalez, Lucy Railton e Nicolas Becker.

Como recordou o Theatro Circo, “com álbuns intemporais como ‘Horses’ e ‘Easter’, Patti Smith estabeleceu-se como uma força duradoura no mundo da música e da poesia”.

A artista norte-americana esteve em Portugal pela última vez em 2019, no festival Paredes de Coura.

Os bilhetes para o espetáculo vão ser colocados à venda às 10:00 do dia 25 deste mês, pelo valor de 40 euros (20 para portadores do cartão Quadrilátero). Cada pessoa só pode comprar até quatro bilhetes e não vão ser feitas reservas, trocas ou devoluções, indicou o Theatro.