Muitos são os entusiastas de legos que, neste dia de calor, rumaram ao Altice Forum Braga, para ver os 8 milhões de peças espalhadas por uma área de 5 mil metros quadrados. A fila na abertura de portas em mais um dia da Braga Brick Fan Event adivinha um fim-de-semana com muita procura daquela que é considerada a maior exposição ibérica de construções.
Custódio Freitas ou Tozé, como é mais acarinhado, tem 56 anos e veio desde Marco de Canaveses à Braga Brick Fan Event, exibir a sua arte. Trouxe consigo majestosas construções como o Cristo Redentor, a Câmara Municipal de Marco de Canaveses, a Capela das Aparições, o Convento da Alpendurada que apelida como o seu ex-libris, pois continua a ser especial “foi a minha primeira construção pessoal e continua a ser a que tenho mais orgulho”, afirma. Estas são só algumas das centenas de construções que tem vindo a criar desde 2016. Mas não foi só nesta altura que o encanto pelo mundo da LEGO começou. Quando tinha cinco anos, os pais ofereceram-lhe a sua primeira caixa LEGO e Tozé ficou logo apaixonado. Com os seus primeiros três conjuntos da marca, conseguiu criar a sua primeira própria construção (MOC), um autocarro.
Depois de na última edição da Braga Brick, em 2021, ter exibido a Capela de São Frutuoso de Montélios, Tozé foi encorajado a surpreender nesta edição. Conta que se tratou de um pedido especial “o presidente da Câmara Municipal de Braga, depois de ver a peça de São Frutuoso em 2021, pediu-me que o surpreendesse nesta edição de 2023, com a figura classificada como Monumento Nacional e declarado Património Mundial da Humanidade pela UNESCO, o Bom Jesus de Braga”. Para Custódio Freitas, as suas construções de eleição são as igrejas, pela sua beleza, pelos seus detalhes pormenorizados e este santuário, com os pormenores diferentes que possui nos telhados, por isso para o construtor, esta foi uma proposta recebida com entusiasmo. Em esboços desde fevereiro, a construção com mais de 17 mil peças, demorou na totalidade cerca de três meses a ficar completa, um hobbie ao qual Tozé dedicava-se somente depois do jantar, conjugando ainda mais duas ou três peças ao mesmo tempo. O trabalho não passava apenas pela construção da peça, mas por tudo o que antecedia esta etapa. Desde o seu esboço, o registo fotográfico de todos os pormenores, neste caso, sem nunca ter visto o santuário ao vivo, a escolha e quantidade das peças lego necessárias e a pesquisa online, ver onde podem ser compradas a preços mais acessíveis, requer sempre um trabalho complementar. Para Tozé este é um dos principais problemas “por exemplo para um total de 30 peças, havia três que eram vendidas na França, outras duas na Alemanha e para uma construção, às vezes necessito de fazer imensos seis pedidos de países diferentes”.
Uma das peças-chave que o AFOL possui é a Capelinha das Aparições e a Azinheira, presentes no Santuário de Fátima, construída para o Centenário das Aparições, em 2017. Tozé sublinha a intensidade da sua construção “quando esteve exposta pelas primeiras vezes, havia uma enorme adesão, com imensa fila para ver um dos símbolos mais religiosos a nível mundial, havia até quem chorasse ou se benzesse”.
Sofia Paredes, artista de Braga, olha para os legos de uma forma diferente. Com várias criações expostas na Braga Brick, pinta e dispõe os blocos de forma criativa, criando telas tridimensionais. Começou com uma mesa e só mais tarde, depois de ter visto algo na internet começou a ganhar o “bichinho” pelos legos. Sem saber ao certo o que fazer com este gosto, recebeu o convite de uma amiga, para expor os seus quadros no restaurante bracarense Caldo Entornado, onde estiveram cerca de ano e meio, tendo sido a exposição mais vista do restaurante. Dedicada às manualidades desde criança, Sofia trouxe várias peças à Galeria de Arte da Braga Brick, novo espaço da feira dedicado às onze manifestações artísticas.
O apresentador de televisão, Jorge Gabriel visitou , este sábado, dia 7 de outubro, a Braga Brick e afirmou que "se ainda não começaram a vossa coleção de Lego, ela vai iniciar-se aqui!". Depois de visitar todos os stands e ficar encantado com as construções, o embaixador da Braga Brick Fan Event, convidou todos a visitarem a exposição, que irá já para o último dia da quinta edição.
À semelhança da última edição e com o grande sucesso que teve, também o cartoonista bracarense Adão Silva, se juntou este sábado à edição da Braga Brick Fan Event, com as suas caricaturas. Numa maratona imparável desde a abertura de portas, o cartoonista presenteia, gratuitamente, os visitantes que queiram levar para casa um retrato seu. O artista estará presente ao longo do dia de amanhã, durante todo o período do evento, das 10h às 20h. Devido à grande afluência, o público interessado numa caricatura, deverá retirar uma senha e esperar pela sua vez.
De modo a uniformizar todas as feiras com organização da Investbraga, procedeu-se a uma fixação na tipologia dos bilhetes. Dos 0 aos 3 anos, a entrada é gratuita. Dos 4 aos 10 anos, é cobrado um valor de 1,5€ e a partir dos 11 anos, é cobrado o valor de 2,5€. Os bilhetes podem ser comprados nas bilheteiras do Altice Forum Braga, em Meo Blueticket e na loja POP-UP instalada na Avenida Central. Devido à grande afluência ao evento, é aconselhável a aquisição prévia dos bilhetes.
A feira pode ser visitada até às 20h00 deste domingo.