As inscrições para o X Concurso de Bandas Filarmónicas de Braga abriram esta segunda-feira e vão decorrer até ao dia 15 de outubro. O evento vai decorrer nos dias 20 e 21 de janeiro, no Altice Forum Braga.
O concurso vai ter duas secções, sendo que a 1.ª secção vai ter um máximo de 85 músicos e a 2.ª secção um máximo de 65 músicos. No que diz respeito às peças obrigatórias, também há diferenças, sendo que para a primeira secção vai ser a peça “Arco da Porta Nova”, de João Malha, e para a segunda secção a peça “Eguzkilore”, de Andrés Alvarez. O concurso vai ainda ter um limite de bandas participantes de seis para a 1.ª secção e de oito para a 2.ª secção.
O processo de admissão ao concurso inicia-se com o preenchimento da ficha de pré-inscrição, que deve ser formalizada preferencialmente através da plataforma dos serviços online do município de Braga. O concurso é organizado pelo município, com a colaboração da Associação de Festas de São João, a Afinaudio e a Sons do Clássico e a Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga.
O Concurso de Bandas Filarmónicas de Braga tem como objetivo, avança a Câmara Municipal, "apoiar as bandas filarmónicas nacionais e estrangeiras, com excepção de bandas ou orquestras de sopros profissionais, académicas, militares ou militarizadas, sendo atribuídos prémios aos três primeiros classificados das duas secções". "O concurso tem vindo a registar um crescimento sustentado, constituindo-se já como uma imagem de marca do concelho. Além de contribuir para a formação de públicos e dar visibilidade à música filarmónica, o evento tem o condão de divulgar o trabalho fundamental que as bandas realizam enquanto centros de ensino da música, reforçando a importância que estas instituições têm no desenvolvimento cultural das regiões onde estão inseridas", acrescenta a autarquia, em comunicado.